A cidade irá ganhar uma grande loja gigante plantas, com aproximadamente 7 mil m2, aos pés do morro do Vilante, que é uma Área de Proteção Ambiental (Apa). O empreendimento ficará às margens da BR 101, entre os bairros Divinópolis e Belvedere, localizados na região da Serra Sede, e pode gerar até 25 empregos diretos.
O empresário e produtor de orquídeas Guilherme Guimarães é o responsável pelo negócio. Segundo ele a loja terá o conceito de ‘garden center’, que é um estabelecimento que oferece interatividade permitindo aos clientes circularem entre os corredores com as gôndolas; linha de insumos e ferramentas. E ainda oferecerá cursos e treinamentos para interessados em cultivo e manejo.
Segundo Guilherme um dos carros chefe da loja será a venda de orquídeas. Mas a loja também contará com outros tipos de plantas, tanto ornamentais como para outros fins, como frutíferas e até espécies nativas da mata Atlântica para reflorestamento e recuperação ambiental. O estabelecimento contará ainda com produtos para jardinagem e laguismo.
Parte da produção de orquídeas virá do orquidário mantido pelo empresário no interior de Santa Maria de Jetibá, cidade da região das montanhas capixabas. O restante, pelo menos das flores, explica Guilherme, deverá vir de São Paulo. Mas, se produtores capixabas conseguirem atingir a qualidade que precisamos, incluindo os cuidados sanitários, podem também entrar como nossos fornecedores”, lembra.
Localização
O empresário disse que escolheu montar a loja naquele ponto por que o foco é o mercado consumidor da Grande Vitória e entorno. Mesmo sabendo que aquele trecho da BR 101 perderá fatia importante do tráfego de veículos com a implantação do Contorno do Mestre Álvaro.
“Será até melhor, pois irá cair o fluxo de veículos pesados. O que vai dar mais tranquilidade para o cliente acessar a loja de carro. A municipalização também deve deve ser positiva para aquele trecho da rodovia, uma vez que a prefeitura é mais acessível do que órgãos federais e a concessionária da BR 101”, avalia Guilherme.
Estrutura
O garden center terá áreas cobertas, estufas, áreas para plantas que precisam de sol pleno e estacionamento, que devem ocupar 7 mil m2. Guilherme não revela o montante que investirá, mas diz que deve gerar 15 empregos diretos com abertura da loja podendo chegar a 25 empregos numa fase posterior.
O empresário já disse ter iniciado o processo de aprovação junto ao município e estrutura deve ser erguida no início de 2022. Mas o terreno já deve receber cercamento com tela antes disso.