
A Blitz do Consumidor está de volta! A primeira edição de 2025 acontecerá na Serra, no bairro Novo Horizonte, neste sábado (5), das 8h às 13h. A ação oferece diversos serviços à população, como cadastro nas tarifas sociais de água, esgoto e energia, negociação de débitos, troca de titularidade das contas, emissão de carteira de identidade, entre outros. A atividade será realizada na EMEF Áurea Maria Andrade Silva Felício, localizada na Avenida Brasil.
Idealizada pela Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Vandinho Leite (PSDB), a Blitz do Consumidor conta com o apoio de importantes instituições, como o Procon-ES, Cesan, EDP, Polícia Civil, Defensoria Pública do ES, Sebrae/Aderes e Rede Abraço — que oferecerá atendimento e orientação a famílias que convivem com a dependência química de entes queridos.
Segundo Vandinho Leite, a Blitz tem se mostrado uma importante ferramenta de auxílio ao cidadão, possibilitando a regularização da vida financeira, acesso à documentação e orientação jurídica com advogados.
“Em um momento tão difícil para a população, com altas nos juros, impostos, combustíveis e alimentos, é fundamental garantirmos que esses serviços sociais estejam ainda mais próximos das pessoas”, destacou o parlamentar ao TN.
+ Detran abre 7 mil vagas para tirar carteira de motorista de graça no CNH Social
Para participar, o cidadão deve comparecer ao local portando CPF, documento de identidade, faturas de água e luz (caso queira renegociar dívidas), além do Cartão Cidadão, Bolsa Família e BPC, se tiver.
Um dos serviços mais procurados é a emissão da carteira de identidade, disponível para maiores de 12 anos. Haverá distribuição de senhas em quantidade limitada, no início do evento.
A Blitz do Consumidor teve início em 2022 e, já beneficiou mais de 60 mil pessoas, resultando na negociação de mais de R$ 15 milhões em dívidas. Para Vandinho, a iniciativa é um marco nas políticas públicas do Espírito Santo, com foco especial em atender a população mais vulnerável.
Entre os serviços disponíveis estão:
- Cadastro nas tarifas sociais de água, esgoto e energia;
- Negociação de débitos e troca de titularidade das contas;
- Pedido de ligação e religação;
- Recebimento de denúncias e reclamações;
- Emissão de carteira de identidade;
- Orientação jurídica;
- Troca de lâmpadas.