Serra terá Patrulha Escolar contra violência em escolas | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de Abril de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Geral

Serra, 10 de Abril de 2019 às 18:13

Serra terá Patrulha Escolar contra violência em escolas

Por Gabriel Almeida
[email protected]

A Patrulha Escolar será da Guarda Municipal da Serra. Foto: Jansen Lube

Diante da epidemia de violência que vem acontecendo nas escolas do Brasil, a Prefeitura da Serra vai criar a Patrulha Escolar da Guarda Civil Municipal para combater a violência dentro das unidades municipais de ensino. A iniciativa veio após dois homens invadirem uma escola de Novo Horizonte, na última sexta-feira (5), para assassinar um estudante, que conseguiu escapar se escondendo dentro da biblioteca. Na ocasião, dois alunos foram agredidos pelos suspeitos.

Um dia antes, 4 de março, a Polícia Civil do ES divulgou que estaria investigando um adolescente de 14 anos que planejava realizar um massacre em uma outra escola da Serra que fica em Helio Ferraz. Com isso, pais, alunos e até professores se queixam que faltam vigilantes nas unidades escolares da cidade e temem pela vida dos estudantes e profissionais que atuam nas redes de ensino.

A reportagem conversou com o secretário de Defesa Social da Serra, Nylton Rodrigues, que explicou que dentro da Guarda Municipal haverá um efetivo somente para realizar visitas tranquilizadoras e patrulhamento nas escolas municipais da cidade. “Nós vamos criar dentro da nossa Guarda Municipal, a nossa Patrulha Escolar. Com efetivo dedicado a isso. Dentro da nossa guarda nós vamos ter um efetivo que vai trabalhar em parceria com a Secretaria de Educação e estará integralmente dedicada a isso: estar presente nas nossas escolas para fazer frente a qualquer tipo de situação anormal”, garantiu o secretário.

Ainda de acordo com Nylton algumas escolas da cidade contam com vigias e outras com porteiros e a Guarda Municipal já realiza visitas tranquilizadoras nas escolas. “A Guarda Civil, por determinação minha, intensificou as visitas tranquilizadoras nas escolas da rede municipal. Então nossa guarda está com essa missão prioritária de visitar as nossas escolas, entrar, conversar com diretores, professores e alunos, justamente para estar mais próximo e mais presente e levar a tranquilidade”, explicou.

Atualmente, segundo secretário, 100 Guardas Municipais são empenhados nas visitas tranquilizadoras durante o turno de serviço. “Com a criação da Patrulha Escolar teremos mais 10 Guardas embarcados em viaturas e dedicados exclusivamente a missão de estarem atendendo demandas da Rede escolar. Os 10 Guardas da Patrulha Escolar receberão apoio, quando necessário, dos demais 100 agentes.”, disse.

Não haverá novas contratações de guardas no momento. A Prefeitura da Serra vai convocar novos 60 agentes que já passaram pelo concurso. Eles estarão em curso durante quatro meses e a expectativa da prefeitura é que até o final do ano, os novos guardas já estejam nas ruas. Com isso, o efetivo especial da Patrulha Escolar deve aumentar.




O que você acha ?

Você é a favor do Escola sem Partido?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por