Especial: pandemia de coronavírus

Serra terá que cobrar uso de máscara e ter local para atendimento imediato de Covid e gripe

Em 2021 a Upa de Castelândia esteve com atendimento exclusivo para pacientes com sintomas da covid-19. Foto: Divulgação Prefeitura da Serra/Everton Nunes

Diante do aumento dos casos de gripe causados pela variante H3N2 e do recorde de contágio por Covid-19 provocado pela variante Ômicron, o Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), por meio da Promotoria de Justiça Cível de Vitória, notificou a Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes) e o Colegiado das Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-ES) para que prefeitos e secretários de saúde municipais – o que compreende a Serra – elaborem um Plano Municipal de Contingenciamento destinado ao atendimento local imediato, a ser prestado aos pacientes suspeitos e/ou infectados pelo novo coronavírus e  por Influenza.

As notificações foram encaminhadas ao presidente da Amunes, Victor da Silva Coelho, e à presidente do Cosems-ES, Cátia Cristina Vieira Lisboa.

O Plano Municipal de Contingência visa identificar as ações necessárias para o menor impacto possível na oferta dos serviços à população. Deve também orientar, organizar e dar as respostas necessárias para intervir, controlar e combater as consequências de um determinado evento.

Além da elaboração do plano, as gestões municipais terão de adotar de imediato todas as medidas necessárias para que a população seja orientada e conscientizada quanto ao distanciamento social. Para tanto, os municípios terão de realizar ações como determinar o uso de máscaras fora do ambiente residencial, comunicar à população por meio de rádio, carros de som e outros e monitorar casos de  pessoas suspeitas e infectadas.

A população deve ser orientada em relação aos serviços de saúde e onde procurar atendimento médico em caso de aparecimento dos sintomas por infecção pelo novo coronavírus e Influenza. Outra orientação é para que os profissionais de saúde sejam capacitados para o atendimento dos cidadãos que procurarem atendimento médico em decorrência de infecção pelo novo coronavírus e Influenza. Para isso, deverão contar todos os equipamentos de proteção individual que se fizerem necessários.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Black Friday: instituto alerta para os golpes mais comuns

A Black Friday é uma campanha de vendas que oferece descontos de até 80% nas lojas credenciadas. Foto: Redação TN…

47 minutos atrás

Jovem de 18 anos é baleado e pede ajuda a mãe na Serra

A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…

22 horas atrás

Aniversário acaba com três mortes e sete feridos na Serra

O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…

23 horas atrás

Homem é torturado e morto a tijoladas e pedradas na Serra

A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…

23 horas atrás

Tempo segue nublado na Serra neste sábado (23)

O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…

1 dia atrás

Advogada aponta direitos de pacientes oncológicos

Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…

1 dia atrás