Notícias

Serra terá reconhecimento facial em escolas para família acompanhar presença de alunos

Escolas terão reconhecimento facial a partir de abril. Foto: Divulgação

Um novo sistema que será implantado pela Prefeitura da Serra vai permitir que pais e responsáveis possam acompanhar a entrada e saída de alunos que estudam nas escolas municipais da cidade. Dessa forma, assim que os estudantes entraram ou irem embora das unidades escolares, as famílias receberão uma mensagem, em tempo real, informando sobre a presença ou falta e dizendo a hora exata que isso ocorreu.

A informação foi divulgada pelo prefeito da Serra, Sergio Vidigal, na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com ele, o sistema deverá estar em pleno funcionamento até abril deste ano. O prazo é devido à licitação que precisa ser feita para a aquisição dos equipamentos, que deve ocorrer até a segunda quinzena de fevereiro.

Ainda de acordo com o prefeito, além de mais segurança para os estudantes e pais, o sistema também trará economia para a cidade. Um exemplo disso é que as ‘chamadas’ feitas manualmente por professores – que marcam a presença ou falta do aluno em um caderno – não precisarão mais existir. Além disso, todo o boletim do estudante será disponibilizado para as famílias.

“Os pais vão receber em tempo real, por meio de aplicativo, uma mensagem quando o aluno entrar e sair da instituição. Além de dar mais segurança aos alunos, o objetivo é gerar economia, já que com o sistema será possível ter acesso a pauta, relatórios, data de provas e o número de alunos para facilitar a quantidade na preparação da merenda escolar”, afirmou o prefeito.

Esse sistema será utilizado apenas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Ao todo, nesse momento, serão instaladas câmeras apenas em 40 escolas que possuem mais de mil alunos. Após isso, em 12 meses, as demais unidades escolares do município também devem ser beneficiadas com o sistema.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) não terão o mesmo sistema dos Emefs devido à faixa etária dos estudantes, já que para a presença ser confirmada, é necessário ficar cinco segundos parado em frente à câmera. A Prefeitura da Serra afirma que outro meio vem sendo estudado para que contemplação das creches da cidade.

Vidigal finalizou afirmando que “a segurança somada à tecnologia é uma das nossas prioridades para uma gestão inovadora e eficiente”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Acidente com ônibus na Serra deixa 17 feridos

Três veículos colidiram na tarde desta sexta-feira (22) próximo a entrada para o bairro Colina de Laranjeiras/ Reprodução Redes Sociais…

5 horas atrás

Velocidade na Terra encerra temporada neste fim de semana em Aracruz

O torneio acontece na pista localizada próximo ao colégio Honório Nunes de Jesus no bairro Morobá em Aracruz/ Divulgação As…

6 horas atrás

Com 53,08% dos votos, Érica Neves é eleita a primeira mulher presidente da história da OAB-ES

A advogada Érica Neves foi diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo/ Divulgação A advogada Érica Neves…

6 horas atrás

Alunos da guarda fazem mutirão para doar sangue na Serra

Futuros agentes da Serra fazem mutirão de doação de sangue/ Divulgação GCM Serra A Guarda Civil Municipal da Serra (GCM) realizou…

6 horas atrás

Morre motorista baleado na cabeça durante discussão na Serra

A vítima foi encontrada com um tiro na cabeça e outro no braço esquerdo dentro do próprio carro no último…

7 horas atrás

Noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras, nesta sexta (22)

Emolaila é uma das atrações da festa “Twister and Shout” que promete uma noite retrô no Garage Pub, em Laranjeiras,…

12 horas atrás