Notícias

Serra terá reconhecimento facial em escolas para família acompanhar presença de alunos

Escolas terão reconhecimento facial a partir de abril. Foto: Divulgação

Um novo sistema que será implantado pela Prefeitura da Serra vai permitir que pais e responsáveis possam acompanhar a entrada e saída de alunos que estudam nas escolas municipais da cidade. Dessa forma, assim que os estudantes entraram ou irem embora das unidades escolares, as famílias receberão uma mensagem, em tempo real, informando sobre a presença ou falta e dizendo a hora exata que isso ocorreu.

A informação foi divulgada pelo prefeito da Serra, Sergio Vidigal, na manhã desta quarta-feira (27). De acordo com ele, o sistema deverá estar em pleno funcionamento até abril deste ano. O prazo é devido à licitação que precisa ser feita para a aquisição dos equipamentos, que deve ocorrer até a segunda quinzena de fevereiro.

Ainda de acordo com o prefeito, além de mais segurança para os estudantes e pais, o sistema também trará economia para a cidade. Um exemplo disso é que as ‘chamadas’ feitas manualmente por professores – que marcam a presença ou falta do aluno em um caderno – não precisarão mais existir. Além disso, todo o boletim do estudante será disponibilizado para as famílias.

“Os pais vão receber em tempo real, por meio de aplicativo, uma mensagem quando o aluno entrar e sair da instituição. Além de dar mais segurança aos alunos, o objetivo é gerar economia, já que com o sistema será possível ter acesso a pauta, relatórios, data de provas e o número de alunos para facilitar a quantidade na preparação da merenda escolar”, afirmou o prefeito.

Esse sistema será utilizado apenas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs). Ao todo, nesse momento, serão instaladas câmeras apenas em 40 escolas que possuem mais de mil alunos. Após isso, em 12 meses, as demais unidades escolares do município também devem ser beneficiadas com o sistema.

Os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) não terão o mesmo sistema dos Emefs devido à faixa etária dos estudantes, já que para a presença ser confirmada, é necessário ficar cinco segundos parado em frente à câmera. A Prefeitura da Serra afirma que outro meio vem sendo estudado para que contemplação das creches da cidade.

Vidigal finalizou afirmando que “a segurança somada à tecnologia é uma das nossas prioridades para uma gestão inovadora e eficiente”.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Homem é encontrado morto com pés amarrados na Serra

Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O caso ocorreu no…

20 horas atrás

Mara Barcelos lança dois livros sobre saúde neste domingo (22)

Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…

21 horas atrás

7 dicas para manter a alimentação saudável das crianças nas férias

Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…

21 horas atrás

Calor intenso: como proteger cães e gatos durante as altas temperaturas?

Especialistas indicam medidas simples, para garantir que cães e gatos passem pelo verão com um pouco mais de conforto e…

22 horas atrás

Balneário de Carapebus ganha nova escola

A nova estrutura da EMEF Carla Patrícia representa investimento de R$ 13.144.839,51/ Foto: Samuel Chahoud e Marcelo Pereira A comunidade…

22 horas atrás

Diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba entre os 100 Mais Influentes da Saúde no Brasil

Fernando Lemgruber - terceiro da direita para a esquerda - durante a premiação dos mais influentes da saúde. Crédito :…

2 dias atrás