Ana Paula Bonelli
A Serra vai ganhar este mês seu primeiro espaço cultural com direito a palco para teatro. Trata-se do Centro Cultural Eliziário Rangel que será inaugurado no dia 18 de novembro, às 19h30, em São Diogo.
À frente da iniciativa, que é totalmente privada, estão o psicólogo Antônio Martins Vitor e a produtora cultural Aline Moschen. O local terá três pavimentos de 220 metros quadrados e vai comportar 400 pessoas em pé ou 150 sentadas em dias de espetáculos teatrais.
“Projetamos o local para ter acessibilidade. No início vamos utilizar dois pavimentos. Este centro cultural é uma aposta nossa, sabemos que os artistas da Serra e do Estado precisavam de um espaço como este, que na nossa visão será muito benéfico para a cidade. Vamos trabalhar com arte e formação, promovendo palestras, workshops, mesa de debates, cinema com produções estrangeiras, nacionais e até locais que não entram no circuito dos cinemas comerciais, teatro, oficinas de dança (afro, contemporânea, flamenca e yoga) e shows. Entendemos que a arte é um instrumento para mudar a realidade, para mudar a vida e produzir sensibilidade”, explica Antônio.
Antônio destaca que o Eliziário Rangel estará de portas abertas para os artistas e ativistas da cultura e dos movimentos sociais. “E muito mais do que isso, vamos fomentar arte local e regional, mas com o mesmo peso e em conversa com arte nacional e internacional. Dentro do nosso calendário de inauguração já temos três atrações nacionais, que será um curso de formação com o filósofo Luiz Fuganti, de São Paulo, que nunca veio ao Estado, tem também um curso de formação de youtuber com a drag queen paulista Alexia Twister. Outra atração será o show com o cantor de São Paulo, Thiago Pethit”.
A administração do centro pretende trabalhar com parcerias. Quem quiser sugerir uma pauta pode entrar em contato pelo email coordenacaoeliziario@gmail.com. “Estamos abertos para dialogar com os artistas locais”, destaca Aline.
Os empreendedores frisam também que o acesso aos espetáculos é uma prioridade. “Os valores dos ingressos serão vendidos a preço acessível”, comenta Aline.
“Nossa equipe fixa conta também com Janaina que é coordenadora de formação, Elaine gerente administrativa e ainda os artistas da casa que são referência no Estado, como Jordan Fernandes, bailarino da Fafi e do Mucane; Ivina Messina, bailarina de dança flamenca e atriz do grupo Z de teatro e Yan Menezes, psicólogo na Ufes e instrutor de Shivam Yoga que já viajou pela Ìndia e Tailândia”.
Inauguração
A noite de inauguração começa às 19h30 com os artistas da casa se apresentando – performance e dança, além de mesa de debate com Luiz Fuganti, Bete Barros professora de psicologia da Ufes e Mirts Sants militante do Coletivo Negrada.
Também terá show com Júlia Papel da Orquestra Pop Jazz e discotecagem com Fábio Carvalho (ex-Manimal) com muita black music. Os ingressos custam R$ 20, valor único que estará a venda no local.
Serviço
Centro Cultural Eliziário Rangel
Rua Gonçalves Dias, nº 1201. São Diogo, Serra.
Telefone/Whats: 27 99830-8813
Fanpage: Centro Cultural Eliziário Rangel
Email: coordenacaoeliziario@gmail.com ou eliziariorangel@gmail.com
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…