Por Thiago Albuquerque
Nada parece estancar a matança na Serra. Vinte e sete. Essa foi a quantidade de assassinatos na Serra em janeiro de 2016, um aumento de 12,5% em relação ao mesmo mês no ano passado, quando 24 pessoas tiveram a vida interrompida pelas mãos de homicidas. Os números são da Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp).
Além do aumento, chama atenção a discrepância da Serra para as demais cidades da Grande Vitória. Em janeiro, a Serra foi sozinha, responsável por 49% dos homicídios na região metropolitana, com 27 dos 55 assassinatos. Vila Velha teve 14 mortes; Cariacica, 7; Viana, 4; Vitória, 2; Guarapari, 1. Fundão não teve registro de assassinato no período.
Em todo o Estado do Espírito Santo, onde foram 92 mortos no mês passado, sendo que a Serra fica responsável por 29% dos casos, ou seja, de cada dez assassinatos no estado, praticamente três aconteceram na Serra. Só no dia 03 de janeiro, quatro pessoas foram mortas no município.
Os números jogam um balde de água fria nas autoridades de segurança, que comemoravam a redução em 6% dos homicídios na Serra em 2015. Vale lembrar que a Serra, ano passado, registrou 320 mortes, uma média de um homicídio a cada 27 horas. Esse foi o menor índice desde 2000, quando foram registrados 313 homicídios.
A mãe da vítima chegou a ouvir os disparos sem saber que o filho tinha sido atingido/ Divulgação Um jovem…
O grupo estava reunido em um bar em comemoração ao aniversário da dona do estabelecimento/ Divulgação A festa de aniversário…
A vítima foi assassinada ao lado de um lava-jato localizado na Rua das Rosas, em Feu Rosa/Foto: Divulgação O corpo…
O sábado (23) amanheceu com o céu nublado. Foto: Gabriel Almeida O céu cinza e a chuva pontual devem continuar…
Desde a saúde assistencial até benefícios tributários, previdenciários e trabalhistas, os pacientes oncológicos tem uma série de direitos exclusivos/ Foto:…
O Governo do Estado anunciou o pagamento dos salários do funcionalismo no próximo dia 29. Segundo informações do Poder Executivo…