Notícias

Serra teve prejuízo de mais R$200 mil com roubo de cabos e fios em 2024

Reprodução Banco de Imagem

De janeiro a dezembro de 2024, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Serviços (Sese), precisou repor mais de 6 mil metros de cabos e fios furtados das luminárias da cidade, resultando em um prejuízo superior a R$ 200 mil aos cofres públicos.

Além do impacto financeiro, o município enfrenta a dificuldade de reposição dos cabos furtados, o que prolonga o restabelecimento da iluminação pública e deixa vários trechos da cidade apagados por um período prolongado.

O levantamento foi realizado pela Secretaria de Serviços (Sese), por meio do Departamento de Iluminação Pública. Para combater os furtos, a Sese tem adotado uma medida preventiva nas novas obras de iluminação pública: o envelopamento dos dutos por onde passam os cabos de energia, dificultando o acesso a esses materiais e, consequentemente, o furto.

Furtos de Cabos em Trechos de Baixo Fluxo e na BR-101

A Sese informa que aproximadamente 70% das trocas de cabos realizadas pelas equipes de manutenção são necessárias para substituir os cabos furtados, com maior incidência na BR-101 e em trechos de pouco fluxo de pessoas à noite.

“O furto de cabos prejudica a segurança e o bem-estar da população. Ao identificar esse tipo de ato, o cidadão deve acionar as forças policiais, pois trata-se de uma ação que afeta muitas pessoas que dependem da iluminação pública para transitar com segurança em nossas vias”, explica o secretário de Serviços, Enivaldo Dias.

Como Denunciar Furtos de Cabos e Fios na Serra

As denúncias de furtos de cabos e fios de iluminação pública podem ser feitas gratuitamente por meio do telefone: 0800-000-0717 ou pelo aplicativo Serra Iluminação Pública, disponível nas lojas de aplicativos para celular.

Ao abrir um chamado, o morador deve informar a quantidade de luminárias afetadas e mencionar que o motivo da falha foi o furto de cabos. Os chamados serão repassados para as equipes de manutenção, que atuarão para restabelecer a iluminação pública o mais rápido possível.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Mulher é morta com tiro no peito ao sair de igreja na Serra

A trabalhadora doméstica lone Félix dos Santos, de 40 anos, morreu após ser atingida por um disparo durante um tiroteio…

18 horas atrás

Professor é morto com tiro na cabeça ao buscar filha para tomar sorvete na Serra

O professor tinha ido buscar a filha para tomar sorvete quando foi surpreendido por um atirador/ Reprodução Redes Sociais. Um…

18 horas atrás

Música e tradição na Serra: Festival de Verão e Folia de Reis agitam o fim de semana

A Folia de Reis de Nova Almeida acontece na igreja e também percorre as casas de moradores da comunidade. Foto:…

19 horas atrás

Primeiro fim de semana de 2025 será de tempo instável na Serra

O céu amanheceu nublado em Jacaraípe/ Foto: Ana Paula Bonelli A chegada deste sábado (4) marca o primeiro fim de…

24 horas atrás

Mais de 70 quilos de substância similar à maconha são apreendidos na Serra

Foto: Divulgação ROMU Na última segunda-feira, 30, a Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra,…

24 horas atrás

Harry Potter: Celebrando Hogwarts chega ao shopping Mestre Álvaro no dia 11

A entrada para a exposição é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição online no Sympla/Divulgação Os fãs de Harry…

24 horas atrás