A Serra ultrapassou 80 mil casos confirmados de Covid-19 desde o início da pandemia na última terça-feira (4). De acordo com a Prefeitura do município, deste número, até o momento, não há nenhum caso notificado sobre morador da Serra infectado com a variante Ômicron.
Já no Espírito Santo, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram enviadas à Fiocruz cerca de 250 amostras que aguardam resultados dos sequenciamentos genéticos.
+ Testagem gratuita contra a Covid-19 continua até final de março no Terminal de Laranjeiras
A primeira amostra positiva para a variante Ômicron no Estado foi identificada no último dia 22 de dezembro. Se trata de paciente do sexo feminino, 40 anos, moradora de Vitória, que na época do exame apresentou sintomas como febre, dor de garganta e coriza. A transmissão foi comunitária.
De acordo com a Sesa, as normas sanitárias vigentes em território capixaba estabelecem o rastreamento de contatos visando a ruptura da cadeia de transmissão de quaisquer variantes do vírus.
Investimento de R$ 1,5 milhão
A descoberta já representa o resultado do investimento de mais de R $1,5 milhão do Governo do Estado na incorporação tecnológica de alta intensidade dentro do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/ES), que permitirá melhor resposta nas ações de vigilância genômica no Espírito Santo.
O Lacen/ES foi o responsável pela confirmação desse caso. As equipes do laboratório estão recebendo treinamento da Fiocruz para reduzir a dependência dos resultados das amostras enviadas ao Ministério da Saúde, contribuindo com o sistema nacional de vigilância genômica.