Seguindo na liderança de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de oito mil moradores infectados e já registrou 320 mortes causadas pela Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram 161 novas confirmações e mais 4 pessoas que perderam a batalha contra o vírus. Os dados foram divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no final da tarde de hoje (2).
Junto com o crescimento no número de casos confirmados e mortes, vem a diminuição do índice de isolamento social na Serra. Pelas ruas da cidade, o fluxo de pessoas é grande, principalmente nos dias de semana – quando o comércio está aberto. A média da Serra no índice é 44,71. Isso significa que menos da metade da população serrana está respeitando as orientações de isolamento social.
A cidade também vem sofrendo um aumento no número de óbitos por coronavírus. Nesta quinta-feira, foram registradas quatro novas mortes de moradores da Serra. A Secretaria de Saúde não passa mais informações dos casos fatais, como fazia no início da pandemia. Dessa forma, não há como dizer se os mortos eram do grupo de risco e em quais hospitais estavam internados.
Os bairros da cidade com o maior número de óbitos são: Bairro das Laranjeiras (20), Vila Nova de Colares (17), Feu Rosa (16), Nova Carapina I (16) e Morada de Laranjeiras (15). Das mortes na cidade, a grande parte é de idosos ou pessoas com comorbidades, mas também houve registro de moradores mais jovens, com 43 e 45 anos. Nesse caso, sem informações sobre comorbidades. A taxa de letalidade da doença na Serra é de 3,94%. para a doença.
Colina de Laranjeiras voltou a ser o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 352 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa, com 341. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 50.242 confirmações, 1.727 mortes e 30.332 curados. Dessa quantidade de curados, 4.571 são moradores da Serra.