Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, os comércios foram obrigados a fecharem as portas durante um determinado período. Para verificar se a determinação está sendo cumprida pelos empresários, a Prefeitura da Serra está utilizando o sistema de videomonitoramento da cidade para as ações de fiscalização. O trabalho ocorre em conjunto com a Guarda Municipal.
As fiscalizações, realizadas em conjunto com equipes da Vigilância Sanitária, são amparadas pelo decreto Nº 5926, publicado no dia 25 de março com determinações de fechamento de estabelecimentos comerciais.
O secretário de Defesa Social da Serra, Major Maximiliano Werneck, destaca que o sistema de videomonitoramento da prefeitura também está empenhado no levantamento de estabelecimentos comerciais abertos ou eventos nas ruas.
“A Prefeitura da Serra está usando todos os recursos disponíveis na luta contra o coronavírus. No caso da Central de Videomonitoramento, quando o operador da câmera verificar algum descumprimento das normas de isolamento social, a Guarda Municipal será imediatamente acionada para ir até o local e tomar as medidas previstas na Lei”, explica o secretário.
Outras medidas de enfrentamento à pandemia da Covid-19
Por conta do avanço da doença em terras capixabas, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) tem tomado diversas medidas para conter o coronavírus. Entre elas, está o fechamento de escolas por tempo indeterminado, limpeza de vias públicas, suspensão de serviços não essenciais e até liberação de servidores idosos.
Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO, o prefeito da Serra declarou estado de calamidade pública no município por conta do novo coronavírus. Na prática, a medida ajuda na flexibilização do orçamento público para o combate à pandemia causada pela Covid-19. O decreto nº 5941 foi publicado na edição desta quarta-feira (1º) no Diário dos Municípios.