Seguindo com a campanha de vacinação contra o coronavírus a todo vapor, a Prefeitura da Serra vai abrir, nesta quarta-feira (23), 10 mil novas vagas para que mais moradores possam ser imunizados em unidades de saúde da cidade. Os contemplados precisam fazer o agendamento on-line, através do site do Município. As chances serão abertas às 18 horas e devem acabar rapidamente devido à grande procura e pouca oferta de doses por parte do Ministério da Saúde.
Dessa vez, a novidade é a inclusão das pessoas com idade a partir dos 40 anos, sem comorbidades. Inclusive, essa informação já havia sido adiantada pelo Jornal TEMPO NOVO. Na ocasião, o Município anunciava, pela primeira vez, a aplicação da faixa etária do público geral para a vacinação contra o coronavírus.
Além desse novo grupo, outros públicos serão contemplados com as doses disponibilizadas como trabalhador da Saúde (Fiocruz/AstraZeneca-D2), idoso acima de 60 anos (Fiocruz/AstraZeneca-D2), gestante e puérpera, profissional da Educação, pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência (cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC) e com idade entre 18 e 59 anos.
Quem tomou a primeira dose da AstraZeneca há pelo menos 10 semanas, ou 70 dias, também deve ficar atento para o agendamento desta quarta (23) e da próxima sexta (25), pois já poderão concluir o esquema vacinal tomando a segunda dose do imunizante, conforme comunicado do Programa Estadual de Imunizações nº 02/2021. No entanto, a Secretaria de Saúde da Serra alerta que o intervalo recomendado continua sendo de 12 semanas, ou 84 dias.
A aplicação dessas doses acontecerá na próxima sexta (25), nas unidades de saúde do município, básicas e regionais, e, no sábado (26), em algumas unidades e no drive-thru, que será montado no estacionamento do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe.
Para agendar a vacinação, CLIQUE AQUI (vagas serão abertas somente às 18 horas).
Ampliação de horário:
Vale a pena destacar que as equipes de saúde das Unidades Regionais de Novo Horizonte, Serra Sede, Jacaraípe e Feu Rosa e das Unidades Básicas de Saúde de José de Anchieta e Nova Carapina I já estão atendendo à população, de segunda a sexta, até às 19 horas.
No caso da Unidade Básica de Saúde de São Marcos, as equipes de vacinação estão preparadas para receber o público-alvo da imunização contra o novo coronavírus até às 21 horas, também de segunda a sexta.
Locais de vacinação na sexta (25):
- Unidade Regional de Saúde (URS) de Jacaraípe
- URS Feu Rosa
- URS Novo Horizonte
- URS Serra Dourada
- URS Serra Sede
- URS Boa Vista
- Unidade Básica de Saúde (UBS) de Carapina Grande
- UBS André Carloni
- UBS Bairro de Fátima
- UBS Nova Carapina I e II
- UBS Cidade Continental
- UBS Parque Residencial Laranjeiras
- UBS José de Anchieta
- UBS Central Carapina
- UBS Jardim Tropical
- UBS Laranjeiras Velha
- UBS Planalto Serrano A
- UBS São Marcos
- UBS Nova Almeida
- UBS Barro Branco
- UBS Eldorado
Locais de vacinação no sábado (26), das 8 às 16 horas:
- URS Boa Vista
- URS Jacaraípe
- URS Serra Sede
- URS Serra Dourada
- URS Novo Horizonte
- URS Feu Rosa
- UBS Nova Carapina II
- UBS Planalto A
- UBS Jose Anchieta
- UBS Laranjeiras Velha
- UBS Barcelona
- UBS São Marcos
- UBS Oceania
- UBS Parque Residencial Laranjeiras
- UBS Manoel Plaza
- UBS Central Carapina
- UBS Porto Canoa
- UBS Jardim Tropical
- UBS Manguinhos
- UBS São Diogo
- UBS Eldorado
- UBS Cidade Continental
- UBS Vila Nova de Colares.
- UBS Nova Almeida
- UBS Carapebus
Documentos exigidos
Pessoas com comorbidades:
Quem tem comorbidades deverá apresentar o laudo médico ou a declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz o tratamento ou a prescrição médica contendo a descrição da comorbidade. A receita de medicamentos não será aceita.
Pessoas com deficiências permanentes:
As pessoas com deficiências permanentes cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) deverão apresentar documento com foto.
Para os deficientes, serão aceitos como comprovação da condição laudo médico indicando a deficiência existente; declaração do enfermeiro do serviço de saúde onde o usuário faz acompanhamento; cartão de gratuidade no transporte público que indique condição de deficiência permanente; documentos comprobatórios de atendimento da pessoa com deficiência permanente em centros de reabilitação ou unidades especializadas no atendimento de pessoas com deficiência; documento oficial de identidade com a indicação da deficiência que indique se tratar de pessoa com deficiência permanente.
Para as condições de evidente deficiência permanente, a pessoa é isenta de apresentação de documento comprobatório.
Observação
É preciso estar atento ao intervalo das vacinas. Caso já tenham tomado a vacina contra a Covid-19, é necessário respeitar o intervalo de 14 dias para tomar a vacina contra a gripe e demais vacinas.