Um dos concursos mais esperados para o ano de 2023, o da Guarda Municipal da Serra deve ter seu edital publicado e inscrições iniciadas neste mês de maio. O documento que consta todas as informações necessárias para a abertura das 150 vagas está sendo preparado pela comissão organizadora e deve ser enviado à Câmara de Vereadores nas próximas semanas.
Além das 150 vagas para a Guarda Civil Municipal o concurso também vai ofertar 80 chances para novos agentes de trânsito, do Departamento Operacional de Trânsito (DOT). Os dois concursos devem ser unificados e realizados através de um único edital.
De acordo com o prefeito Sergio Vidigal, o edital já está praticamente pronto e será publicado em breve. Juntamente com o documento, a Prefeitura da Serra prepara um Projeto de Lei (PL), que será enviado à Câmara da Serra, para aumentar o salário base dos guardas municipais da cidade.
A ideia é publicar o edital já com o reajuste aplicado na remuneração. Atualmente, o salário base é de R$ 1.400 e, além disso, os agentes possuem direito a outros auxílios como, por exemplo, Gratificação de Risco de Vida, no valor de R$ 1.434. No total, as remunerações brutas variam de R$ 4.000 a 5.000.
Com o aumento do salário base, a remuneração deve ser ainda maior e poderá ultrapassar os R$ 7 mil. O valor do aumento, porém, ainda não foi divulgado pela Prefeitura da Serra. De acordo com o prefeito, a decisão será anunciada após os estudos de impacto financeiro que estão sendo feitos pelo Município.
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“O edital já está pronto, mas nós queremos publicá-lo com o aumento do salário base. Hoje, o guarda da Serra recebe mais que R$ 5 mil. Só que esse valor não constaria no edital, já que o que entra no documento é o salário base. Com o reajuste, vamos deixar o concurso ainda mais atrativo, além de valorizar os profissionais que já atuam na cidade”, disse o prefeito ao Serra Empregos.
Vidigal ainda afirmou que o edital deve ser enviado à Câmara da Serra, junto com o PL para aumento de salário, em maio deste ano. “Esperamos enviar o edital para aprovação do quadro organizacional e o projeto de reajuste neste mês. Após isso, as inscrições já poderão ser iniciadas”, afirmou.
Concurso da Guarda da Serra será de nível médio e com idade máxima de 35 anos
A Prefeitura da Serra já definiu algumas das regras para o concurso público da Guarda Civil Municipal. A principal alteração é na mudança da faixa etária que permite a participação dos candidatos.
Para isso, o prefeito Sergio Vidigal sancionou uma alteração da Lei Nº 5.575, que dispõe sobre as exigências para o certame que envolve a corporação municipal.
Com isso, ficou definido que os requisitos para que o candidato seja aceito no concurso são os seguintes:
- Ensino Médio completo
- Nacionalidade brasileira
- Gozo dos direitos políticos
- Quitação com as obrigações militares e eleitorais
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 35 anos até a data da inscrição
- Possuir aptidão física, mental e psicológica
- Idoneidade moral comprovada por investigação
- Carteira de Habilitação no mínimo B
Ou seja, já é oficial que o certame vai aceitar inscrições de pessoas que tenham de 18 a 35 anos. Na última contratação realizada pela Prefeitura da Serra, em 2015, a idade máxima era de 29 anos. Até o momento, não se sabe se haverá altura mínima, entretanto, no concurso anterior, não havia essa exigência.
Concurso para agentes de trânsito
Sobre o concurso para os agentes de trânsito, ainda não foram divulgadas muitas informações. Serão 80 vagas para novos profissionais.
Atualmente, o salário base de um agente de trânsito da Serra é de R$ 3.040, entretanto, com os benefícios oferecidos pelo Município, a remuneração bruta dos agentes pode chegar a ultrapassar os R$ 10 mil.
Só de produtividade no trânsito, os servidores podem ganhar até R$ 1.272. Além disso, uma vez por ano, é concedido ao agente o auxílio fardamento, de R$ 2.881.
Ainda não se sabe se o reajuste do salário base também será feito para a categoria.