Seguindo com a campanha de vacinação contra a Covid-19 a todo vapor, a Prefeitura da Serra deve começar a vacinar adolescentes a partir do dia 15 de setembro. A previsão foi informada pelo secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, durante pronunciamento realizado na manhã desta terça-feira (31). Assim como o município serrano, todas as cidades do Espírito Santo devem seguir o esquema vacinal.
No momento, o Espírito Santo está vacinando todos os moradores que possuem mais de 18 anos e, de acordo com Nésio Fernandes, o mês de setembro poderá ser considerado um marco da vacinação no país. Isso porque, além dos adolescentes sem comorbidades, também serão imunizados pessoas dessa faixa com alguma comorbidade e também será iniciada a aplicação da dose de reforço em idosos com mais de 70 anos.
“Segundo as informações compartilhadas ontem (30) no grupo de trabalho tripartite, neste mês (setembro) o país inteiro deve iniciar, simultaneamente, a dose de reforço da população com mais de 70 anos com a vacina da Pfizer, a partir de 15 de setembro. Também foi comunicado que a vacinação de adolescentes com comorbidades, em todo o país, inicia nos próximos dias. E que também a partir do dia 15 de setembro, deveremos iniciar a vacinação dos adolescentes sem comorbidades no território brasileiro”, disse.
O secretário ainda disse que essa previsão pode, inclusive, ser antecipada. Todavia, isso vai depender da quantidade de doses de vacinas da Pfizer – que será aplicada nestes grupos – a ser enviada pelo Ministério da Saúde.
“O Ministério da Saúde não confirmou as quantidades e a expectativa de doses da Pfizer que serão disponibilizadas ao país pelo Programa Nacional de Imunizações. Nós aguardamos a informação do quantitativo de doses da Pfizer que poderão chegar este mês para poder definir se vamos antecipar, em uma ou duas semanas, o início da vacinação dos grupos que irão vacinar a partir de 15 de setembro”, completou.
O TEMPO NOVO procurou a Prefeitura da Serra que disse que a Secretaria da Saúde da Serra informou que ainda não recebeu a nota técnica com as diretrizes sobre a vacinação de adolescentes contra a Covid-19.