A Prefeitura da Serra anunciou a construção de um novo corredor logístico que promete melhorar o fluxo de caminhões e carretas entre a BR-101 e o polo industrial do Civit II. A obra, que será realizada em duas etapas, contempla a duplicação da via e o desvio do tráfego pesado que atualmente atravessa a área residencial de Parque Residencial Laranjeiras.
O projeto será desenvolvido na região do bairro Taquara e terá início com a requalificação da Rua Samuel Meira Brasil. Essa via será duplicada, passando a contar com duas pistas em cada sentido, e conectará a Avenida Norte-Sul à BR-101, próximo ao Posto BKR.
Para evitar impactos diretos às residências em Taquara, a avenida fará um contorno que passará por trás do bairro antes de se conectar à BR-101, criando um trajeto contínuo entre a Norte-Sul e a rodovia.
A primeira etapa, com orçamento estimado em R$ 141 milhões, está prevista para começar em 2025, após a realização da licitação no primeiro semestre. O financiamento será obtido por meio de um empréstimo internacional, cujo desembolso está condicionado à aprovação técnica do projeto pelo banco financiador.
Izabela Biancardi Roriz, secretária de Obras da Serra, conversou com o Jornal Tempo Novo e destacou a importância da nova obra.
“Atualmente, os caminhões precisam cruzar o centro econômico de Laranjeiras e contornar pela BR-101. Com essa obra, o trânsito pesado será desviado, transformando a nova via em um corredor logístico. Além de melhorar a mobilidade, a iniciativa trará mais qualidade de vida e segurança viária, com potencial para reduzir significativamente os acidentes na região, especialmente no acesso a Taquara pela Avenida Norte-Sul.”
Essa etapa da obra também busca solucionar uma das principais reclamações de quem utiliza a Avenida Norte-Sul, na Serra. O atual acesso ao bairro Taquara, pela Avenida Norte-Sul, será requalificado e contará com a construção de um trevo, proporcionando maior organização no trânsito e fluidez na região. A expectativa é de que a nova estrutura contribua para uma redução significativa nos acidentes registrados nesse trecho.
A segunda etapa, já em fase de planejamento, deverá ser iniciada paralelamente à primeira ou logo após sua conclusão. A Rua Samuel Meira Brasil será ampliada e conectada ao Civit II, permitindo um trajeto direto entre a BR-101 e as proximidades da Rua Holdercim, próxima à Biancogres, e criando um novo acesso estratégico ao corredor logístico.
Com isso, caminhões e carretas poderão transitar diretamente entre o Civit II e a BR-101, eliminando a necessidade de atravessar as áreas residenciais e industriais de Laranjeiras.
Atualmente, caminhões que utilizam a Avenida Eldes Scherrer, em Laranjeiras, enfrentam longos desvios pela BR-101 ou atravessam o bairro Taquara para acessar o Civit I. A nova via aliviará o trânsito local, tornando o fluxo mais eficiente e reorganizando o espaço urbano.
Em novembro, a empresa proprietária de uma área de aproximadamente 900 mil metros quadrados, por onde passará grande parte da avenida, cedeu 154 mil metros quadrados para a execução do projeto, viabilizando a obra.
Com a construção da nova avenida, os moradores de Taquara e Laranjeiras serão diretamente beneficiados. O desvio do tráfego pesado das áreas residenciais trará mais qualidade de vida, segurança viária e redução significativa no número de acidentes.
o evento internacional “Harry Potter: Celebrando Hogwarts” promete encantar adultos e crianças com cenários interativos e atividades temáticas. Crédito: Divulgação…
O Governo do Estado abriu processo seletivo para níveis fundamental e médio com salário de até R$ 2.747. Crédito: Divulgação…
Entre as atrações, destaque para a banda Blacksete, que ao lado de DJ Léo e Jackson Lima agitam a "Weekend…
Com o calor excessivo que predomina na maior parte do tempo, a necessidade de beber água é maior, mas a…
A homologação do concurso público da Serra para professores foi publicada no Diário Oficial. Crédito: Divulgação A Prefeitura da Serra…
Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade…