Uma obra de grande impacto para a mobilidade urbana está prestes a começar na Serra: a Variante de São Domingos, que trará benefícios diretos para a região da Serra Sede. O projeto prevê a duplicação de um longo trecho da Avenida Audifax Barcelos e a construção de um novo viaduto na BR-101, com o objetivo de melhorar o acesso entre o centro da cidade e Jacaraípe, além de reduzir os congestionamentos frequentes na área.
O investimento, estimado em cerca de R$ 84 milhões, será viabilizado por meio de um convênio entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra.
O viaduto será construído no km 253,5 da BR-101, próximo à entrada da Serra Sede. Já a Variante de São Domingos servirá como um desvio ao atual trajeto pela Avenida Audifax Barcelos, que hoje conta apenas com uma pista simples atravessando o bairro São Domingos.
Com a duplicação, o novo trecho contará com três faixas em cada sentido ao longo de 4 quilômetros, contornando o bairro. A partir desse ponto, haverá mais 2 quilômetros de pista simples, completando o percurso. A avenida também incluirá uma ciclovia no canteiro central e calçadas em ambos os lados.
Ao Jornal Tempo Novo, a secretária de obras, Izabela Biancardi, explicou que a maior parte dos recursos será fornecida pelo Governo do Estado, enquanto a execução ficará sob responsabilidade de uma empresa contratada pela Prefeitura da Serra.
A ordem de serviço da Variante de São Domingos deve ser assinada no dia 26 de dezembro. O evento ainda será divulgado oficialmente pela Prefeitura da Serra e Governo do Estado.
Melhoria na conexão Serra Sede – Jacaraípe
Além de aliviar o trânsito na Serra Sede, o projeto tem como meta aprimorar a ligação entre o centro da cidade e a área litorânea de Jacaraípe, beneficiando também bairros vizinhos.
O prefeito Sergio Vidigal ressaltou a importância desse investimento.
“A avenida (Audifax Barcelos) é subutilizada porque os motoristas não conseguem ter acesso adequado pelo bairro São Domingos. Com a construção do novo contorno, os motoristas que vêm do norte da Serra poderão acessar o litoral de forma mais rápida.”