Serra, 10 de dezembro de 2017

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cidade

Serra, 24 de novembro de 2017 às 9:41

Serra vai contratar 150 cuidadores  para alunos especiais nas escolas


 

Os cuidadores começam a atuar já em fevereiro do ano que vem, segundo a secretária de Educação, Márcia Lamas. Foto: Agência Brasil

Ana Paula Bonelli

Atendendo atualmente 1.362 estudantes com algum tipo de deficiência, sendo 7 delas com microcefalia,a rede de Educação do município espera um aumento deste número para 2018. Isto porque há cerca de 3 anos ocorreu o surto do zika vírus, que coincidiu com o aumento de casos de crianças com microcefalia.

Com isso, o município espera receber mais crianças nesta condição o ano que vem e trabalha para regulamentar o cargo de cuidador de estudantes com deficiências. Trata-se do profissional que vai atuar na escola para dar suporte às crianças com necessidades especiais e auxiliar o trabalho do professor.

 A previsão é de que 150 profissionais sejam contratados, cujo salário será de R$ 950 mais auxílio alimentação por 40 horas semanais.  “A criação do cargo de cuidador será também para atender alunos com deficiências visual, auditiva, intelectual e altas habilidades (superdotados)”, afirma  a secretária de Educação da Serra, Márcia Lamas.

Segundo a secretária será, o cuidador responsável pela higienização, locomoção, alimentação das crianças e acompanhamento das atividades recreativas. “O candidato tem que ter ensino médio e curso de no mínimo 120 horas de cuidador de crianças com deficiência. Assim que o projeto for aprovado pelos vereadores lançaremos o edital para o processo seletivo, pois os profissionais já começam a atuar na rede no dia 5 de fevereiro”, destaca.  

Márcia ainda disse que as crianças com necessidades especiais frequentam as salas de aula de ensino regular. “Fora isto eles tem aula no contra turno com um professor especialista para atendimento individualizado e tem acompanhamento de um estagiário de pedagogia. Com a contratação dos cuidadores eles terão um profissional totalmente dedicado as necessidades desses estudantes”, explica. 




O que você acha ?

Você é a favor do estacionamento Rotativo em Laranjeiras e Serra Sede?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por