Nesta terça-feira (19), às 18 horas, será realizada na Associação de Moradores de Laranjeiras uma audiência pública para discutir o Plano de Desenvolvimento Urbano e Integrado (PDUI) da região metropolitana da Grande Vitória. Esta é uma oportunidade para apresentar sugestões e esclarecer dúvidas sobre o tema. Representantes da Prefeitura da Serra estarão presentes na reunião.
O encontro tem o objetivo de recolher sugestões e repassar informações sobre o plano, respondendo a questões que envolvem o futuro da Grande Vitória, o impacto que o crescimento e o desenvolvimento integrado tem sobre os cidadãos serranos e quais são as expectativas dos moradores do município em relação a esta integração.
As informações são da Assessoria de Imprensa da Prefeitura da Serra e a secretária municipal de Desenvolvimento Urbano, Mirian Soprani, esclareceu que a audiência será conduzida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) e a prefeitura será participante do encontro, aberto da todos os cidadãos. “Serão discutidos todos os temas ligados ao desenvolvimento urbano, com impacto sobre a região e sobre o município”, explicou.
A Grande Vitória – que compreende os municípios da Serra, Vitória, Vila Velha, Cariacica, Viana, Guarapari e Fundão – tem várias características que são comuns a todas estas cidades e as soluções adotadas em determinadas área, isoladamente, têm influência direta sobre os vizinhos. É o caso, por exemplo, de assuntos relativos ao trânsito.
É por isso que a maioria dos assuntos relativos ao plano de desenvolvimento desta região tem de ser discutida em conjunto. Ou seja, o planejamento da metrópole envolve não apenas uma cidade mas toda a região.
O PDUI vem sendo discutido desde novembro do ano passado, em discussões conduzidas pelo Conselho Metropolitano de Desenvolvimento da Grande Vitória (Comdevit) e coordenado pelo IJSN. As audiências estão sendo realizadas em todos os sete municípios. Estas discussões foram acompanhadas pelos representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) da Prefeitura da Serra.