Os tradicionais ambulantes de Parque Residencial Laranjeiras devem ganhar um novo espaço para utilização e vendas de produtos dentro da legalidade. O projeto está sendo produzido pela Prefeitura da Serra e foi anunciado pelo prefeito Sergio Vidigal nesta segunda-feira (31). A ideia é retirar os camelôs da Avenida Central e oferecer um espaço próprio, com grande circulação de pessoas.
O novo espaço deve ser instalado no terreno que entre o Terminal de Laranjeiras e o supermercado EPA. Na área, será construído uma espécie de mercadão. De acordo com Vidigal, os locais de uso serão demarcados e distribuídos entre os ambulantes.
“Estamos preparando uma proposta de um grande mercadão. Vai ser ao lado do terminal, entre o EPA e o Terminal. Terá atrativos, pois também será turístico. Iremos apresentar a proposta daqui uns dias, vão pagar uma tarifa pequena. A proposta é cadastrar os que já estão em Laranjeiras e os que estão no terminal. Todos irão migrar para lá”, explicou.
O prefeito ainda disse que a situação pode continuar da forma que está. “O grande problema dos ambulantes é que eles ainda não possuem uma associação muito forte, eles são divididos; isso nos atrapalha um pouco. Mas uma coisa é certa, nós vamos tomar uma decisão que seja boa para todos. No modelo que está, vai ser ruim para todos”, disse.
Para ficar no novo espaço, os ambulantes deverão pagar uma pequena tarifa para a Prefeitura da Serra. Com isso, ainda segundo Vidigal, o Município poderá organizar Laranjeiras, que é o maior centro comercial da cidade.
Atualmente, os ambulantes ficam com suas barracas em vagas de estacionamento rotativo do bairro. Além disso, alguns outros – que não fazem parte das associações – ocupam as calçadas da Avenida Central.