A Serra registrou até o último dia 26 de junho, 126.763 casos de Covid-19 desde o início da pandemia. Para se ter uma ideia do crescimento, em todo o mês de maio foram 594 registros. Do dia 1º de junho até o dia 26, foram 4.651 novos registros. Naquela ocasião, eram 122.112 casos registrados, ou seja, um crescimento de 682%.
Por conta do cenário epidemiológico que traz de volta a preocupação com os números positivos da doença, a Prefeitura da Serra divulgou na tarde desta segunda-feira (27) a retomada urgente da adoção de medidas sanitárias como o uso de máscaras e a necessidade da manutenção do esquema vacinal atualizado. Também há outras recomendações.
Além das doenças de transmissão respiratória em estações do ano como o inverno; nas últimas quatro semanas, o aumento na transmissibilidade da doença é uma realidade e vem provocando uma elevação não só das notificações como, também, de casos positivos.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Bernadete Coelho, a cobertura vacinal da população da cidade está em 80%, entretanto, existe uma preocupação crescente nos baixos níveis de vacinação entre o público infanto-juvenil.
Dados alarmantes repassados pela secretária revelaram que da população de 5 a 11 anos na Serra, estimada em quase 60 mil crianças, faltam ainda 30 mil para serem imunizadas com a primeira dose. Ela ratificou a importância da vacinação infantil, não só para Covid-19, mas também para combater as demais patologias que consta no cartão de vacinação.
Ela creditou ao baixo índice de adesão a vacina contra Covid entre o público infanto-juvenil as chamadas fake News; informações equivocadas que foram atribuídas as vacinas de Covid-19 foram espalhadas pelas redes sociais, o que gerou uma resistência de pais e responsáveis pela aplicação da vacina. Como autoridade em saúde pública, Bernadete fez um apelo para que essas 30 mil crianças sejam vacinadas e tenham mais proteção imunológica ante esta 5ª onda que passa pelo ES.
Com o objetivo de prevenir e controlar esse quadro, as secretarias municipais de Saúde e Educação elaboraram, em conjunto, uma Nota Técnica recomendado a adoção de medidas sanitárias a serem cumpridas, de imediato, sobretudo em instituições de ensino. Veja a nota completa no final da matéria.
Uso de máscara obrigatório em unidades de saúde
Segundo o decreto municipal nº 2.689/2022, o uso de máscara nunca deixou de ser obrigatório nos equipamentos de saúde, tais como: Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), Centro de Atenção Psicossocial (Caps), Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Farmácia Central, Hospital Municipal Materno Infantil, Laboratório Municipal, Unidades Básicas e Regionais de Saúde, nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), além das Instituições de Longa Permanência (ILPIs).
Veja nota técnica na íntegra:
Portaria SesaA Prefeitura de Vila Velha invadiu a Serra para convidar os serranos ao seu Réveillon, nas praias canela-verde. Crédito: Gabriel…
Os Tradicionais Festejos de São Benedito e São Sebastião em Fundão, prosseguem com a Visita à Bandeira, no dia 30…
A TV Tribuna agora será afialiada da Band no Espírito Santo, após o SBT romper o contrato com a afialiada.…
Crédito: Divulgação Um homem, cuja identidade não foi revelada, foi encontrado morto na madrugada deste domingo (22). O crime ocorreu…
Da esquerda para a direita a capa das obras "Padrões de Qualidade do Rastreamento dos Cânceres de Mama e de…
Especialista ensina como cuidar dos hábitos alimentares das crianças nas férias sem abrir mão de comer alimentos prazerosos/ Crédito: Freepik…