Estudos de diversos países mostram que pessoas que tiveram a Covid-19 e que foram hospitalizadas podem apresentar sequelas depois de se curar da doença. Na Serra, Yara Simone, de 54 anos, ficou internada por 10 dias e conta que ficou com sequelas depois de se curar da enfermidade.
Yara conta que tem constantes tonteiras, insônia, falta de ar, inchaço, dormência nas mãos e pés e esquecimentos. “Falo a mesma coisa diversas vezes, também fiquei com stress pós-traumático e estou fazendo tratamento ainda. Eu tenho uma doença chamada espondilite anquilosante e a Covid-19 fez aumentar todas as minhas taxas. Ainda sinto muito muita dor no corpo, mesmo depois de curado do corona”.
A moradora do bairro Hélio Ferraz conta que seus primeiros sintomas foram muita dor no corpo, tosse seca por dois dias e que quando começou a sentir que estava febril procurou um pronto socorro de um hospital particular, que a medicou e a mandou para casa. “Só que logo depois a febre aumentou muito e fiquei com muito medo. Como sou moradora da Serra fui no Posto de Jardim Tropical, onde fui muito bem atendida e recebida, tanto pela médica Kátia Menegatti, quanto pela gerente Juny Donato. Foi a doutora Kátia que me examinou e já me encaminhou para internação pois minha saturação estava baixa”.
De Jardim Tropical, Yara foi para Santa Casa, em Vitória onde ficou internada por 10 dias, com 50% do pulmão comprometido e também com coágulos. “Ainda estou tomando anticoagulante. Hoje (14), estive novamente na unidade de Jardim Tropical, onde por conta das sequelas que estou apresentando fui encaminhada para um pneumologista, otorrino, reumatologista, e também para um psicólogo por conta do stress pós-traumático e da síndrome do pânico”.
Yara contraiu a Covid-19 em junho, quando a Grande Vitória, estava no auge da doença, apresentando altos índices de contaminação e mortes diárias.
Ela conta que os dias dentro do hospital foram terríveis. “A gente fica sozinho, não pode receber visita, os médicos, enfermeiros, auxiliares são maravilhosos, mas a sensação de você estar sozinha e vê pessoas morrendo do seu lado por conta da mesma doença que você está enfrentando”, conta.
“As pessoas precisam entender que a doença ainda está e que é preciso ter muito cuidado. Porque a doença é pesada e é super traumática. Então, por favor, quem puder fique em casa, se cuidem, mantenham o distanciamento, mantenham a higiene e se protejam, porque a Covid-19 ainda está aí e é uma doença que se deve temer sim”, desabafa.
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…