O câncer tem tirado a vida de diversas pessoas. As Regiões Sul e Sudeste do país estão no topo do ranking, com 71% de óbitos contabilizados. Mas uma cozinheira decidiu ir na contramão dessa estatística e virou musa de uma exposição fotográfica, que acontece neste sábado (28), em um Shopping Laranjeiras, em Laranjeiras, na Serra.
A história de Creusa e de outras mulheres será retratada na “Exposição Fotográfica Renascer da Fênix”, que abre para visitação neste sábado (28). A entrada é gratuita e a mostra vai ficar aberta até o dia 11 de novembro. Quem quiser conhecer mais histórias de lutas como esta basta ir a Primeira Avenida, 231 – Parque Res. Laranjeiras, Serra – ES.
A organizadora da Exposição e Diretora do Studio Estrela de Luz, Juliana Augusto conta que essa é uma experiência única e que montar esse evento é uma realização, pois com isso, essas mulheres tem uma injeção de ânimo e realmente voltam a se amar. “Essa é a segunda edição e traz mulheres lindas e que lutam todos os dias não só contra o câncer, mas também contra depressões e problemas do dia-a-dia e acabam tirando o brilho e o estímulo até mesmo de se maquiar e se produzir. Acabam achando que são feias e esse trabalho é uma injeção de ânimo”, afirma.
Ela conta que ao ficar tão próxima de uma amiga de trabalho, que acabou vindo à óbito devido a um câncer, sua motivação ficou ainda maior em poder ajudar essas mulheres. “Trabalhei com uma fotógrafa que era totalmente alto astral e que veio a descobrir o câncer, mas mesmo assim, não se abateu e foi a luta, mas foi vencida pela doença e daí passei a fazer esse trabalho. São muitas histórias e eu transformo essa dor em alegria”, finaliza.
Creusa Cardoso se descobriu com câncer há quase um ano e sua vida mudou completamente. A cabeleira deu lugar a uma cabeça lisa e sem fios. A cozinheira que pesava 56 quilos, quando soube o diagnóstico, em 15 dias emagreceu mais de 20 quilos, tamanha foi a tristeza que se abateu sobre ela. Precisou sair do emprego e começar a luta dos tratamentos, que debilitaram e transformaram a vida dela.
O marido largou o emprego na cidade de Pedro Canário e veio para Serra, na Grande Vitória para cuidar da mulher. Em uma das noites no hospital, Creusa precisou ir ao banheiro, mas como o esposo dormia e não acordou, ela foi sozinha. Ao se se deparar com a figura de si mesma refletida no espelho começou a gritar e daí entendeu o quanto havia sido agredida pelo tratamento médico, a fim de se curar do câncer no útero.
Sua irmã também largou a cidade onde morava e veio ajudar Creusa. O cunhado algum tempo depois também veio para a Grande Vitória para dar força e ajudar no que fosse necessário.
Creusa conta que não imaginava fazer um ensaio fotográfico, ainda mais no estado em que se encontrava, mas que a dona da loja, a fotógrafa Juliana Augusto convenceu a cozinheira, que em tom de desafio, ainda disse que as fotos não ficariam boas. Para sua surpresa, Creusa viu uma linda mulher refletida no espelho. Lágrimas caiam de seus olhos e uma chama de esperança se acendeu. A filha de Creusa chegou no Studio para buscar a mãe e se deparou com uma nova pessoa e também se emocionou ao ver a mãe tão linda novamente e sorrindo.
“Existe vida após o Câncer” disse Creusa, que agora sonha em terminar o tratamento. “Tudo se resume em amor. Amor pela minha filha, que hoje tem 17 anos e por ela eu luto e vou lutar muito mais. Não tenho raiva, nem nada disso. E eu quero que as mulheres que estão passando por essa luta saibam que, elas são bonitas e que tem muito ainda pra mostrar”, finaliza Creusa.
Serviço:
Exposição Fotográfica Renascer da Fênix
Quando: 28 de outubro à 11 de novembro
Hora: 10:00
Local: Av. Primeira Avenida, 231 – Parque Res. Laranjeiras, Serra – ES. Segundo Piso.