Por Thiago Albuquerque
Pedro Henrique Lucas Covre é o nome de um garoto de oito anos que promete ter um futuro promissor nas artes marciais. Isso porque o morador de Barcelona, apesar da pouca idade, já guarda em sua parede medalhas de ouro conquistadas no Pan Americano e no Mundial de Jiu Jitsu conquistados em 2014.
Nos dois campeonatos Pedro competiu na categoria de até 26 quilos. O Pan aconteceu em Belém do Pará e o Mundial, em São Paulo.
Pedro começou a lutar ainda bem pequeno, com seis anos de idade. E com apenas dois anos de prática o serrano já domina o judô e o jiu jitsu como se fosse ‘gente grande’.
Para alcançar grandes resultados o menino treina forte de segunda à quinta-feira. “Quando vou competir, os treinos ficam mais intensos, de segunda a sábado”.
A inspiração do “pequeno” lutador vem de grandes nomes das artes marciais, mas principalmente de outro serrano: Pedro Modenesi, treinador e mestre de ‘Pedrinho’. “Ele me cobra disciplina, treino forte e boas notas na escola”.
No judô, outra modalidade treinada por Pedro Henrique, as competições oficiais começam a partir de março. “As regras do judô permitem apenas que atletas acima de 8 anos lutem”.
Nervosismo
Mesmo tendo começado muito cedo a lutar, Pedro Henrique admite que o frio na barriga e o nervosismo são constantes. “Tudo muito controlado, depois que começo a lutar fico mais tranquilo. Meu treinador também me dá muita confiança pra entrar no tatame”.
“A disciplina cobrada pelo treinador de Pedro fez com que a dedicação e as notas dele na escola melhorassem muito. O resultado, não poderia ser melhor: meu filho ganhou uma bolsa de estudo numa escola particular”, diz Katlen Estefani Rodrigues Lucas, mãe do menino.
Katlen Estefani Rodrigues Lucas é mãe e apoiadora do atleta