Por Thiago Albuquerque
Guarde este nome. Alan Vitória. Ele está entre os vinte melhores nadadores do mundo e é o terceiro melhor do Brasil. É morador de Colina de Laranjeiras, tem 29 anos e está na cola de uma vaga para as Olimpíadas de 2016. O desejo do atleta é mais do que especial por ser uma competição que acontecerá em solo brasileiro.
Após conquistar um ouro durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro, Alan segue firme e forte em busca de seu maior sonho. A medalha veio no revezamento 4×50 livre. Já a medalha de prata veio no revezamento 4×100 e o bronze nos 50 metros livres, onde ficou atrás de Cesar Cielo.
Alan é atleta do Minas Tênis Clube e nada duas vezes por dia, controla a alimentação para manter o peso e faz musculação duas vezes por dia.
Números de Alan
Os números no ranking de nadadores são importantes para Alan conseguir a tão sonhada vaga para as Olimpíadas. Para o sonho se tornar realidade, ele precisa ter bons resultados na Seletiva que começa no final do ano e termina em abril de 2016.
Em estaduais, o serrano tem 66 participações, com 38 ouros, 3 pratas e 4 bronzes. Já em competições nacionais, são 170 participações com 6 ouros, 9 pratas e 15 bronzes.
Em competições internacionais o nadador foi campeão dinamarquês e português, ambas conquistas nos 50 metros. Na última Copa do Mundo ficou em 5º nos 50 metros livre e no Mundialito, em Dohan, no Qatar, chegou a semifinal também nos 50 metros.
Também já defendeu as equipes do Botafogo e do Fluminense, do Rio de Janeiro.