Por Thiago Albuquerque
Pode parecer fácil, mas não é. Para controlar 11 jogadores ao mesmo tempo é necessário ter tática, escalação, saber tocar, chutar, defender e contra-atacar. Tudo isso usando apenas os dedos junto a um controle. Este é o hobby que rende bons frutos para Yuri Fontes, de 25 anos, estudante, do bairro Morada de Laranjeiras.
Em Brasília, capital do país, o serrano vai disputar com outros 71 competidores, que foram selecionados nas etapas estaduais, o Campeonato Brasileiro de Futebol Digital.
Os duelos começam no sábado (26) com a fase de grupos do torneio. A fase eliminatória acontece no domingo (27) e a grande final às 17h30. O vencedor recebe R$ 5 mil em prêmios.
A vaga de Yuri veio com o título do Campeonato Capixaba de Futebol de Videogame. A competição confirmou o alto nível do jogador serrano, que não só se classificou para o Brasileiro como também vai viajar com tudo pago.
Yuri joga desde criança, profissionalmente desde 2010. Seu forte é no console Playstation 4 e o jogo é o PES – Pro Soccer Evolution. O jogador conta que, “o jogo ainda é um hobby, pois viver de videogame no Brasil é difícil, isso por falta de patrocínios”.
Se você pensa que o jogador vive no videogame, está enganado. Ele joga pouco, pois está sem console, e depende de marcar um horário na casa de amigos. “Concilio trabalho e faculdade”.
Dicas e conselhos
Perguntado sobre suas preferências no jogo, ele conta que os melhores times são o Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid. Ele é adepto da formação 4-3-3, por ser uma tática equilibrada em todos os setores.
Para você que quer jogar, ele dá a dica: “Comece a procurar campeonatos para disputar, pois jogar com amigos é diferente de campeonato, e jogar com regularidade vai ajudar a aprender muitas jogadas e melhorar a cada dia”.