A Diretoria Executiva do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está sendo gerida por um serrano. No dia 2 de janeiro Pedro Rigo assumiu o cargo de Superintendente da instituição, para o qual foi eleito no final do ano passado.
Com experiência no setor de micro e pequenas empresas, o serrano vê muitos desafios pela frente, especialmente pelo contexto político. “Encontramos um contexto em que o governo federal fala da desoneração de impostos e taxas do setor empresarial e isso afeta o sistema S, do qual o Sebrae faz parte, podendo afetar também o orçamento. Então, o desafio é discutir melhorias na instituição e deixar claro à sociedade qual o papel das S na sociedade e a importância do Sebrae no desenvolvimento das micro e pequenas empresas”, explica.
E ele aposta alto no uso da tecnologia para melhorar a eficiência e aplicação de recursos, com planos de inserir junto às prefeituras o uso das ferramentas digitais no processo de desburocratização para a abertura de empresas.
“O foco do Sebrae nos próximos anos será ajudar os municípios a desburocratizar o processo de abertura de micro e pequenas empresas,ajudar nesse processo, especialmente com o uso da tecnologia. Na Serra já estamos em discussão sobre o uso de uma plataforma que facilite os processos burocráticos e queremos tentar agilizar a efetivação disso”, aponta.
Pedro Rigo é natural de Castelo e reside na Serra onde é microempresário de consultoria empresarial. Mecânico de formação, já atuou no setor de reparação automotiva e se destacou como liderança na organização de micro e pequenas empresas. Seu currículo conta com atuação nas Relações Institucionais da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB); secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Cariacica; diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), gestor e coordenador do processo de elaboração e aprovação da Lei Estadual de Incentivo às Micro e Pequenas Empresas (LC 618/2012); presidente do Fórum Capixaba das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Microempreendedores Individuais (Focampe); presidente do Comitê Gestor Estadual da Redesim – Cogesim e membro do Conselho do Fundap Social, entre outros.
Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Fabricio Lima/ES BRASIL Desde o desmonte de São José do Queimado, a economia da metade…
No ano passado, Lui Andrade foi o campeão do Troféu Arnaldo Saccomani, se apresentando no Show dos Calouros do Programa…
A Serra abriu 1.860 vagas para jovens e adultos concluírem os estudos em 6 meses. Crédito: Divulgação A Secretaria de…
Cerca de 900 toneladas de lixo foram recolhidas nas praias da Serra durante um mutirão de limpeza pós-Réveillon. As equipes…
A Serra vive um momento histórico de transformação econômica e cultural. O município, tradicionalmente associado a um perfil de renda…
A Colônia de Férias na Serra terá atividades de segunda a sexta-feira, em diversos espaços esportivos e culturais da cidade.…