Por Ayanne Karoline
As Olimpíadas Rio 2016 estão chegando e a fila para ser voluntário no apoio das modalidades é gigante. Um morador de Colina de Laranjeiras está entre essas pessoas, mas não é para ajudar no futebol, esporte escolhido pela maioria. Lindomar Gomes concorre a uma vaga de apoio de árbitro no ciclismo. Ele é um dos poucos árbitros capixabas credenciados para participarem de competições ciclísticas e já foi diretor administrativo da Federação Capixaba de Ciclismo.
Do Espírito Santo, só Lindomar e mais um árbitro são credenciados para competições nacionais de ciclismo. Para aprimorar seu currículo e conhecimento, o serrano fez um curso de ciclismo de estrada, no último fim de semana, no Rio de Janeiro. “Quero mostrar que estou preparado para as competições de alto nível. Sei que eles avaliam o currículo antes de escolherem, por isso estou me especializando e participando de competições como teste”, afirma.
Curiosidade
Árbitro desde 2012 pela Federação, Lindomar nunca foi atleta, como é comum entre aqueles que se tornam árbitros. Ele conta que foi convidado por um amigo para reerguer a Federação de Ciclismo do Estado, que se encontrava com dívidas na ocasião. “Me tornei diretor administrativo, conseguimos quitar as pendências e deixar a instituição com saldo positivo. Daí em diante, me apaixonei pelo esporte”, conta.
Ano de trabalho
Para 2015, o serrano terá que mostrar que tem capacidade para fazer parte do apoio da arbitragem das Olimpíadas. Ele deve participar de provas nacionais e estaduais, entre elas a Taça da Cidade da Serra de Ciclismo, que acontece em setembro. “É como um teste. Não posso errar, nem obter notificações”, explica.