Por Thiago Albuquerque
O para-atleta Felipe Barbosa Ramos, de Valparaíso, de 31 anos começou bem a Copa Brasil de Paraciclismo. Competindo na Classe H1 o ciclista ficou na vice nas duas provas que disputou, tanto na pista mais curta quando na estrada mais longa, conquistando o segundo na classificação geral.
A competição aconteceu em Brasília nos dias 11 e 12 deste mês.
A Copa Brasil é dividida em quatro etapas. A segunda etapa onde o serrano vai disputar vai acontecer nos dias 10,11 e 12 de julho, na cidade da Penha em Santa Catarina.
Rotina pesada
O atleta tem uma rotina puxada para estar sempre superando os obstáculos. Malha todos os dias na academia Razões do Corpo onde ele treina para estar em forma para competir. Na bike, o treinamento é entre quatro a cinco dias por semana e conta com acompanhamento nutricional para equilibrar bem a alimentação.
Felipe não tem apoio da prefeitura, nem do governo estadual e federal, mas conta com patrocinadores particulares como Rodão Pneus, Academia Razões do Corpo e Maximiza Assessoria Esportiva. O contato para interesse em patrocinar o telefone de contato é o 9 96074727.
Acidente em Itaunas
Sua história no esporte começou intensamente há sete anos, quando num acidente de carro em Itaúnas, ficou tetraplégico. Desistir de tudo era o que passava incessantemente na cabeça de Felipe, mas ele encontrou uma luz no fim do túnel. “Descobri a natação. Fui progredindo, melhorando”, lembra.
A partir daquele momento, o esporte passou a significar mais que lazer, representava vida. “Foi essencial na minha recuperação, ajudando na parte física e também na inclusão. Percebi melhoras gradativas nas minhas funções e equilíbrio de tronco”, destaca.