Neste final de semana, a adrenalina sobre quatro rodas vai dominar Aracruz, no norte do Estado com duas etapas do Campeonato Estadual de Velocidade na Terra. Os eventos ocorrem no Autódromo de Aracruz no sábado (29) e domingo (30) e prometem casa cheia, além da presença de representantes da Serra.
+ Serra terá orçamento de R$ 2,4 bilhões em 2024
Faltando duas etapas com rodadas dupla, domingo o Autódromo de Aracruz deve lotar, pois nas duas categorias, dependendo dos resultados, dois pilotos do município poderão assumir a liderança em suas categorias, sendo pai na de Pilotos Graduados (Lucyano Cabalini) e o filho na de novatos JP Cabalini.
Na categoria Graduados quem assumiu a liderança na etapa passada foi o piloto de Anchieta, Wellington Gadernal, um dos pilotos mais seguidos pelo público devido sua irreverência e arrojo na pista. Gadernal, com 53 pontos, vai para pista com seis pontos de diferença para o ex líder Betinho Sartório e Lucyano Cabalini que estão empatados com 47.
A categoria ainda terá no grid muitos conhecidos do Barródromo de Jacaraípe. Nomes como o de Liliu, Romildo Strey, Mayk Wagner e Eudimar Pantersom são alguns deles e poderão embolar ainda mais o campeonato e levar para a final vários postulantes ao título da temporada 2023.
Betinho Sartório vem para reassumir a liderança que tinha com folga e aposta no acerto da equipe.
“O campeonato tem pontuação bem aproximada e eu tinha oito pontos de diferença para Cabalini e 11 para Gadernal. Meu carro apresentou problemas e eu perdi a liderança. O campeonato é curto e quem briga na frente não pode ter problemas no carro. Parou perde muito. Confio na equipe e quero meu lugar de volta”, disse Betinho Sartório.
Já o líder, Wellington Gadernal, sabe que o campeonato é regulamentado pela Federação com descarte dos dois piores resultados e enxerga sua diferença cair para dois pontos e já se prepara para os ataques em busca da sua liderança.
“Não sou de arregar, mas quero pensar no campeonato também. Vou em busca de segundos nos treinos para tentar a pole. Minha equipe sou eu, meus amigos e minha família. Montamos nosso carro na minha oficina e só saímos de casa para vencer”, disse o piloto, que ainda mencionou as dificuldades no campeonato
“Acho que ainda não tenho o apoio que mereço pelos meus resultados e até entendo que está difícil para muitos empresários. Mas não entra em minha cabeça quem não quer mostrar sua marca para tanta gente que acompanha as corridas. Ter a Marca no carro de um líder então é que não dá para entender mesmo! E muitas vezes meu carro foi para pista escrito “Anuncie Aqui!” na porta, agora vou colocar meu PIX . Quem sabe faturo um qualquer a mais para ter um carro com mais saúde na final do campeonato”, completou Welligton.
“Sempre o investimento é do meu bolso e parceiros próximos e distantes a exemplo do Grupo Alpha Mec de Aracruz que me dá o apoio na pista. E o pouco que juntamos eu triplico quando coloco o capacete e vou para pista! Quero o título da raça, mas quem quiser colaborar é só mandar um PIX!”, finaliza Gadernal, que foi campeão pela primeira vez em 2017 na então Categoria Carburados e automaticamente foi graduado pela Federação.
Vale ressaltar que Gadernal sai de Anchieta com carro no guincho e equipe e família acompanhando, para correr em Aracruz. São quase 170 km de distância. Cinquenta a mais do que para o Barródromo de Jacaraípe na Serra.
Ainda na Categoria Graduados, o piloto e também organizador do evento, Lucyano Cabalini, que sempre vem como elemento surpresa, na cautela e trazendo o regulamento em seu cinto de segurança, vai para a terceira rodada dupla tendo que mudar sua estratégia também pela terceira vez.
Na primeira Rodada Dupla o carro 60 foi inscrito nas duas categorias e correu as quatro baterias do dia, sendo duas com ele e duas com o filho, JP Cabalini, na categoria Novatos. JP fez o dever de casa vencendo as duas e Cabalyni foi terceiro em suas baterias. Na segunda Rodada ele tinha o carro só para ele, pois havia montado outro carro para o filho. Para a Rodada Dupla de domingo a nova estratégia será para dividir seu carro com o filho mais velho na Categoria Graduados, o Lucyano Cabalini Filho, o Lucyaninho. Piloto com título no Kart, onde foi Campeão da Copa das Federações em 2013, e em Fórmula como Vice Campeão da Fórmula Júnior em 2014.
De olho na organização do evento, no filho mais novo na categoria Novatos com outro carro e tendo que dividir o carro com o filho mais velho na mesma categoria, ele terá que ter muito controle para entrar na pista e separar suas funções para focar apenas na corrida.
“Não é fácil para mim, pois minha atenção vai tanto para nossa equipe de corrida quanto a equipe de trabalho na organização do evento. Nos preparamos para que tudo dê certo, mas na hora da corrida procuro me entregar ao máximo.”, aponta o piloto da casa que também pode assumir a liderança no domingo.
São 32 pontos a serem disputados além das bonificações. A vitória da primeira prova vale 11 pontos contra nove do segundo colocado. Já a segunda e última do dia vale 21 pontos contra 19. O que mostra o perigo de uma quebra, principalmente na segunda bateria. E vale para as duas categorias.
Já na categoria Novatos não muda muito as coisas, pois o piloto da casa, JP Cabalini, também liderava na pontuação e acabou perdendo a liderança para Heitor Valbuzi que é de Jaguaré. João Paulo, o JP, que dividia o carro com o pai (Lucyano Cabalini), tinha levado um carro novo para pista que acabou não rendendo o esperado.
“O carro não parava para acerto, pois acabava a Graduados e já tinha que ir para o grid para a Novatos. Daí tentamos o novo carro e não deu certo, mas vamos para pista para recuperar a liderança. Sei que posso reassumir a liderança no domingo. A equipe está trabalhando para me dar um carro acertado para vencer as duas baterias.”, destaca JP.
Por sua vez Heitor Valbuzi, líder da categoria, sabe da responsabilidade que terá para continuar liderando o campeonato.
“Sou líder hoje, mas sei da qualidade do piloto que terei que enfrentar na pista. Estamos fazendo alguns acertos e vamos testar nos treinos do sábado para domingo levar para pista um carro mais competitivo.”, aponta Valbuzi.
A categoria Novatos é reservada para pilotos de primeira carteira. É para quem nunca se inscreveu numa competição supervisionada pela Federação. O que tem chamado atenção de muitos interessados em ingressar no evento, vendo a categoria como uma Categoria Escola. Um exemplo presente é o piloto Wellington Gadernal que é líder da Graduados hoje.
A temporada 2023 foi regulamentada pela Federação de Automobilismo para realização de quatro eventos com rodada dupla, totalizando oito etapas. A pontuação das etapas são diferentes entre as de números pares e impares e também pontuam o piloto que fizer a Pole (2) e o que fizer a volta mais rápida da etapa (1). A organização confirmou a participação de 14 pilotos na Categoria Graduados e oito na de Novatos. E expectativa é que chegue a 25 pilotos no total para domingo.
Campeonato Estadual de Velocidade na Terra – Temporada 2023
Categorias – Pilotos Novatos e Pilotos Graduados.
Local – Bairro Morobá – Aracruz – ES (Atrás do Colégio Honório Nunes de Jesus).
Data – 29 e 30 de Julho (5ª e 6ª Etapa)
– Sábado – Treinos Livres a partir do meio dia.
– Domingo – Treinos Oficiais, Tomada de Tempo e Corrida a partir de 8 horas. A largada da primeira das quatro baterias do dia de cada categoria está prevista para as 10 horas. As duas baterias finais iniciam às 13 horas.
Supervisão – Federação de Automobilismo do Estado do Espírito Santo.
Organização – Associação Automobilística de Aracruz.
Realização – Prefeitura Municipal de Aracruz
Eventos Paralelos
– Encontro Automotivo para carros Antigos e Rebaixados no estacionamento. (Haverá medição para o Ranking Capixaba).
– Local Solidário para doação de alimentos em prol do Projeto Minha Chance, que é administrado pela comunidade onde é a pista.