Categories: Esporte

Serranos do jiu-jitsu são destaque em torneio internacional no RJ

Os atletas da Serra Carlos, Ane e William fazem bonito nos tatames do jiu-jitsu pelo Brasil. (Foto: Fábio Barcelos)

Carlos Alves, William Nunes e Ane Oliveira são lutadores de jiu-jitsu, moram na Serra e estão mostrando nos tatames Brasil afora todo talento nessa arte marcial. Os amigos retornaram do Rio de Janeiro, no último fim de semana, e trouxeram na bagagem ótimos resultados do ‘International Masters 2019’ – organizado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu – e considerado um dos cinco torneios mais fortes da modalidade no mundo.

Carlos foi campeão na categoria Pesado Master e 3° colocado na Absoluto, na qual todos os medalhistas das categorias lutam entre si, sem distinção de peso. “Foi minha primeira participação. Me surpreendi com o nível dos atletas, que vieram de vários países. Fiz grandes lutas e fiquei feliz com o resultado”, comemora.

O atleta, que mora em Valparaíso, conta que passou a focar nas competições da Confederação Brasileira (CBJJ), a principal entidade do jiu-jitsu no mundo. E como ele obteve bons resultados nas principais competições, acabou de conquistar o topo do ranking em sua categoria. “Estou disputando com os principais atletas do mundo dentro de minha categoria nesse ranking. E com o resultado dessa competição no RJ, acabo de me tornar o número 1 e o 8º colocado mundialmente, entre 967 atletas”, destaca Carlos.

O lutador tem 36 anos e pratica o jiu jitsu há sete anos, mas já coleciona títulos. Destaque para o Mundial da CBJJE, que ele venceu por quatro anos consecutivos; Campeonato Brasileiro pela CBJJ; Campeonato Internacional Master; além de várias etapas dos estaduais e Open Internacional, também pela Confederação Brasileira. Carlos se desdobra para se manter no auge, já que não atua só no esporte. “Trabalho no comércio, sou professor de jiu-jitsu e treino nos horários disponíveis”, relata.

E ainda neste ano, tem mais desafios pela frente. Ele vai lutar no Vitória Open Internacional, dias 3 e 4 de agosto. Já em setembro, a disputa por medalha é no Brasileiro de Equipes. “Ainda tem o Sul-Americano em novembro e o BH Open Internacional em dezembro”, completa. Carlos treina na Academia Ponto 1, em Vitória, com a equipe Nova União.

William Nunes, de 39 anos, também representou bem a cidade e o Espírito Santo no ‘International Masters 2019’. “Fui vice-campeão na categoria Master Roxa/Super Pesado e vice na Absoluto”, conta o atleta, que é faixa preta de judô, mas hoje só compete no jiu-jitsu.

A lista de títulos e medalhas é extensa e revela a dedicação de William à prática de esporte, para qual se iniciou aos 11 anos. “No jiu-jitsu, fui Campeão Mundial e Bi Campeão Panamericano pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE); duas vezes terceiro colocado no NP Sul-Americano (International Brazilian Jiu-Jitsu Federation- IBJJF) e Tetra Campeão pela Liga Brasileira (LBJJ)”, conta o lutador.

William tenta conciliar os treinos e competições com o trabalho como empresário, além de dar aulas num projeto social de judô em Barcelona e Maringá. E ele tenta se recuperar de lesão para lutar no Vitória Open, neste sábado. “No fim deste ano, também luto no Sul-Americano da IBJJF, no qual fui duas vezes terceiro; mas desta vez quero buscar o título”, diz o atleta, confiante. William também treina na Academia Ponto 1 com a Equipe Nova União.

Única faixa preta da Serra, Ane Oliveira, de 32 anos, conquistou o 3º lugar no ‘International Master 2019’, no RJ, ao lutar na categoria Pena/Faixa preta. Ela também vai estar no Vitória Open neste final de semana e vai encarar o Sul-Americano no fim deste ano.

“Fui campeã Sul- Americana até 64kg (Leve/Faixa marrom), em 2018 e campeã Brasileira até 58.5kg (Pena/Faixa preta), em 2019”, enumera Ane, os seus principais títulos numa carreira que já dura 14 anos.

A atleta treina na equipe G.A Fight (mestre Giovanni de Almeida), em Vila Velha.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

3 horas atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

3 horas atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

4 horas atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

4 horas atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

21 horas atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

22 horas atrás