Por Anderson Soares
Serra pode ganhar teatro próximo ao Terminal de Laranjeiras. É que o município doou ao Serviço Social do Comércio (Sesc) uma área de 10 mil m² para a construção de um complexo que deverá abrigar um centro de atividades sociais, uma escola e um teatro. A lei foi aprovada pela Câmara da Serra.
Segundo a lei de doação do terreno, que abrange parte da área do antigo Shopping do Povo, o complexo deverá ser construído em quatro anos. O texto prevê que o SESC destine o teatro três dias por semana para a prefeitura.
Outra forma de compensação à doação será feita por meio da construção de uma escola de ensino fundamental e médio, em que 50 % das vagas deverão ser destinadas a alunos do município, cujos responsáveis comprovem renda inferior a três salários mínimos.
“Há essa parceria entre o SESC e a Prefeitura da Serra, que se consolida com a doação da área. Ainda não temos detalhes nem previsão para iniciar a obra, pois será preciso fazer um levantamento no local”, afirmou Ubiratã Vieira de Medeiros, assessor da presidência do SESC.
O Secretário de Cultura da Serra, Ronaldo Endlich Schimidt, disse que o teatro é um sonho antigo dos serranos, e que a parceria com o Serviço Social do Comércio foi uma primeira forma de realizá-lo.
Um dos líderes do movimento “Eu quero um teatro na Serra”, Rogério Moraes, criticou. “O caminho é um teatro municipal e não o de gestão particular. O município deve ter política de captação de recursos do Governo do Estado ou Federal para um teatro totalmente público”, frisou.