Sete candidatos a prefeito da Serra assinaram uma carta compromisso com o Sindicato dos Profissionais em Educação Pública do Espírito Santo (Sindiupes). Bruno Lamas (PSB), Sérgio Vidigal (PDT), Vandinho Leite (PSDB), Gracimeri Gaviorno (PSC), Luciana Malini (PP), Alexandre Xambinho (PL) e Ebinho (PCdoB) firmaram o compromisso com o magistério.
O documento contém 18 itens que visam o fortalecimento da educação na cidade, e os candidatos que assinaram se comprometeram ao cumprimento das metas. Entre as demandas apresentadas por profissionais do magistério está o compromisso de articular emergencialmente a regulamentação imediata do FUNDEB; manutenção do Piso Salarial Profissional Nacional para o Magistério, com o imediato cumprimento da lei 11738/2008.
Segundo o diretor de Comunicação do Sindiupes, Paulo Loureiro, a assessoria do candidato Fabio Duarte (Rede) também foi procurada e se prontificou a analisar o documento e retornar o contato, o que não foi feito.
“Oferecemos a carta compromisso a todas as candidaturas, para que se manifestassem, concordando ou não em assinar. Lamentamos que não quiseram externar a posição de colocar a educação como prioridade, como bem público. A Serra é o único município do Estado onde não há a liberação para o mandato sindical, a atual gestão tirou esse direito, que nem a ditadura se atreveu a impor; na Serra não há liberação por conta da prefeitura. A categoria se sente traída, somos cerca de cinco mil professores”, disse.
A assessoria de Fabio Duarte foi procurada para informar se o candidato iria assinar o documento, disse que iria checar, mas não retornou ao contato da reportagem.