Categories: Saúde

Sete mortes e 16 mil doentes por dengue na Serra

Uso de inseticidas por bombas costais está prejudicado, porque o Governo Bolsonaro deixou de enviar Malathion; mas combate segue com outros métodos. Foto: Everton Nunes

Com mais de 16 mil casos de dengue, a Serra já registrou sete mortes pela doença em 2019. Enquanto isso, o município segue combatendo o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e também do vírus da zika e chikungunya. No entanto, o Governo Bolsonaro suspendeu o fornecimento para os estados brasileiros de um inseticida que é essencial para o combate.

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesa) confirmou que fez a solicitação de reposição do inseticida malathion – fornecido pelo Ministério da Saúde – mas o pedido foi ignorado e, desde abril, não houve abastecimento de estoque. Com isso, o município acaba sendo afetado, já que não pode utilizar os equipamentos que são específicos para esse produto.

Mas a Prefeitura da Serra garantiu que está realizando outras ações de combate ao Aedes. “Além dos mutirões, foram intensificadas as ações em locais de maiores notificações com carro fumacê, ações de educação, visitas domiciliares e a locais estratégicos (ferros-velhos, borracharias, floriculturas), monitoramento de armadilhas, entre outras”, disse o município em nota.

No total, este ano foram confirmados 16.070 casos de dengue, 119 de Zika e 69 de chikungunya. Foram registradas sete mortes por dengue. Já as outras doenças não tiveram óbito confirmado.

No mesmo período do ano passado, foram 740 casos de dengue, 86 de chikungunya e 72 de Zika. Em 2018, foi registrada uma morte por dengue.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás