Categories: Notícias

Setembro lilás: mal de Alzheimer atinge 1,2 milhões de brasileiros

Um milhão e duzentos mil brasileiros estão com Alzheimer no país.  A doença afeta a memória dos mais idosos e não tem cura. A perda de memória recente é o principal indicativo da doença que afeta, anualmente, segundo estimativas, 100 mil novas pessoas, geralmente as com idades superiores a 60 anos. Os acometidos pela doença precisam de cuidados especiais até o fim da vida.

O médico neurologista e neurocirurgião da Unimed Vitória, Alexandre Teixeira, explica que as causas e progressão da doença ainda não são completamente compreendidas e que os tratamentos atuais são destinados apenas aos sintomas do Alzheimer, não existindo tratamentos para parar ou regredir a progressão. “Como a doença tem caráter degenerativo e progressivo, o tratamento visa retardar a evolução dos sintomas, podendo ser divididos em farmacológicos, psicossociais e a nível de cuidados de saúde”, explica.

Ele informa que a primeira região do cérebro a ser atingida é o hipocampo, responsável pela memória recente. Duas proteínas, a beta amielóide e a TAU, são depositadas de forma descompensada nesta região, alterando o funcionamento das células nervosas e das ligações entre elas. As proteínas matam os neurônios e a região começa a atrofiar. As proteínas vão se espelhando e outras áreas importantes para a cognição são afetadas. A perda na linguagem, na capacidade de concentração e nas habilidades manuais, que vão sendo esquecidas.

O médico disse que, como forma de atrasar o desenvolvimento de sintomas cognitivos em idosos saudáveis, tem sido sugerida a realização de exercício físico e mental e uma dieta equilibrada. “Essas ações são recomendadas, embora não existam evidências conclusivas em relação a eventuais benefícios”, ressalta.

E orienta: aos primeiros sinais do Alzheimer, um especialista (neurologista, geriatra, psiquiatra) deve ser procurado para que o tratamento seja iniciado imediatamente, com o intuito de garantir mais qualidade de vida ao paciente.

Saiba Mais – Dia 21 de setembro é considerado o Dia Mundial da Conscientização sobre a Doença de Alzheimer. Segundo dados do último relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), realizado em conjunto com a Alzheimer’s Disease International, estima-se que 35,5 milhões de pessoas no mundo tenham a doença, e em 2030 esse número pode chegar a 65,7 milhões.

Conheça alguns sintomas iniciais do Alzheimer. Esses indícios devem ser observados mesmo que ache que se tratam de ocorrências normais. São eles:

  • Dificuldades na fala
  • Esquecer fatos que aconteceram recentemente
  • Dificuldade em se situar no tempo (saber em qual data ou hora estamos)
  • Perder-se em lugares conhecidos e até familiares
  • Dificuldades em tomar decisões ou ter iniciativa própria
  • Abatimento e tristeza sem motivo aparente
  • Mudanças repentinas de humor
  • Ficar com raiva ou agressivo por razões aparentemente simples
  • Depressão e perda de interesse por atividades que gosta
Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Forró à beira-mar: Som de Dois agita Bicanga neste sábado

A forrozeira será no Desvio Music Bar, em Bicanga, na Serra, e no palco o som fica por conta da…

12 horas atrás

Serra terá circuito histórico e cultural de São José do Queimado

Fabio Duarte é autor da iniciativa. Foto: Divulgação A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei nº…

13 horas atrás

Vital 2025 confirma Saulo, Bell Marques, Durval Lelys, Timbalada e Tomate

Além dos artistas que já colocaram o Vital na agenda, como Bell Marques, Durval Lelys, Xanddy Harmonia, Timbalada e Tomate,…

13 horas atrás

Músico promove tributo ao rei do reggae Bob Marley em bares da Serra

Rômulo Tertúlia, promove o tributo a Bob Marley em dois finais de semana, em Jacaraípe e Bicanga, e promete reunir…

14 horas atrás

Da Serra, Forrofiá retorna da Europa de olho nas festas de São João no ES

Durante mais de 20 dias, o Forrofiá se apresentou em países como Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. Crédito: Divulgação…

14 horas atrás

Liniker e Ney Matogrosso fazem show gratuito em Vitória no 10º Festival TendaLab

Liniker e Ney Matogrosso são atrações confirmadas do Festival TendaLab, em Vitória. Crédito: Divulgação A capital capixaba vai receber um…

14 horas atrás