Destaque

‘Setembro Roxo’: mês de conscientização sobre Fibrose Cística

A doença é genética, hereditária e crônica, sendo causada por mutações do gene Cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR)/ Reprodução: Freepik

Entre as datas e cores da saúde que marcam o mês de setembro, tem-se o “Setembro Roxo”. A campanha, que teve início na última quinta-feira (5), busca informar e conscientizar a população sobre a Fibrose Cística, que também é conhecida como “doença do beijo salgado”.

Considerada uma doença rara, a Fibrose Cística tem no Espírito Santo uma incidência que é de um a cada 7.576 nascidos vivos. O número assemelha-se a média nacional. A doença é genética, hereditária e crônica, sendo causada por mutações do gene Cystic fibrosis transmembrane conductance regulator (CFTR), que causa acúmulo de secreções nas vias aéreas, pâncreas, intestino e demais órgãos, e não tem cura.

O termo “doença do beijo salgado” acontece devido à grande quantidade de cloreto de sódio no suor.

De acordo com Roberta Melotti, coordenadora do Centro de Referência Pediátrico de Fibrose Cística no Espírito Santo, a doença apresenta sintomas que precisam de atenção, como: tosse crônica, pneumonia de repetição, diarreia com fezes gordurosas e desnutrição crônica.

Ainda segundo a profissional, é importante que, ao notar quaisquer sintomas, a pessoa busque pela avaliação médica. “Mesmo não tendo cura, o diagnóstico precoce, assim como o tratamento precoce, melhora a qualidade de vida e aumentam a expectativa de vida do paciente”, disse Roberta Melotti. 

Tratamento

O tratamento da Fibrose Cística deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar nos centros de referência. O tratamento, baseado na fluidificação das secreções dos órgãos afetados, diminui a velocidade da progressão da doença, melhora os sintomas e o estado nutricional, além do número de infecções respiratórias dos indivíduos. Técnicas como o uso de nebulização com mucolíticos e antibióticos inalatórios, incluindo também fisioterapia pulmonar, ajudam na manutenção da qualidade de vida dos pacientes.

A progressão nutricional do paciente também tem acompanhamento. Baseando-se em uma dieta hiperprotéica e hipercalórica, no uso de enzimas pancreáticas quando o paciente apresenta insuficiência pancreática, e no desenvolvimento pondero estrutural.

Centro de referência pelo SUS

O Espírito Santo conta com dois centros de referência no tratamento de pacientes com fibrose cística pelo Sistema Único de Saúde (SUS), sendo eles o Centro de Referência Pediátrico de Fibrose Cística do Espírito Santo (CREFICES-HINSG), que funciona no Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória, em Vitória, especializado no acompanhamento de pacientes com idades entre 0 e 18 anos, e o Centro de Referência de Fibrose Cística do Espírito Santo (CREFICES-HDS), no Hospital Estadual Dório Silva, na Serra, focado no tratamento e acompanhamento de pacientes maiores de 18 anos. 

Todos os tratamentos são disponibilizados gratuitamente e as portas de entrada para os serviços são as Unidades Básicas de Saúde (USBs).

Novo tratamento pelo SUS: TRIKAFTA

Recentemente, foi incorporado ao SUS o tratamento modulador e corretor da função do gene CFTR, que contempla 50% dos pacientes brasileiros em tratamento da Fibrose Cística. Conhecido comercialmente como TRIKAFTA, esse tratamento é capaz de promover o funcionamento adequado dos órgãos afetados, pois interrompe a progressão da doença.

“O tratamento é indicado para pacientes com mais de 6 anos e é um marco para os que convivem com a doença por trazer benefícios clínicos importantes, melhora da qualidade de vida, e também pela possibilidade do aumento da esperança de vida”, explicou Roberta Melotti. 

Programação “Setembro Roxo”

Data: quarta-feira (11)

Horário: 09 horas

Local: no pátio do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)

Ação: Distribuição de bolos caseiros e suplementos, além da entrega de folders informativos.

Data: quarta-feira (18)

Horário: 09 horas

Local: no pátio do Hospital Estadual Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG)

Ação: Distribuição de frutas e entrega de folders informativos.

Data: quarta-feira (25)

Horário: 08 horas

Ação: Simpósio online da Emescam com palestras ministradas pela equipe interdisciplinar

Horário: 14 horas

Ação: Evento on-line de interação com pacientes para abordar dúvidas sobre os cuidados em domicílio, sobre medicamentos e trabalhar a adesão aos tratamentos.

Jady Oliveira

Últimas postagens

Grande empresária da Serra, Aline Bianca morre após desfilar como musa no Carnaval de Vitória

Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…

2 horas atrás

Motorista é picado por marimbondo, bate Transcol e acidente mobiliza helicóptero na Serra

O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…

6 horas atrás

Motociclista perde o controle, é atropelada por ônibus e morre na Serra

O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…

6 horas atrás

Dois coleiros presos são resgatados em distribuidora de bebidas na Serra

O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…

10 horas atrás

Da Serra para o mundo: armador Pedro Henrique passa por avaliação no Botafogo

Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…

10 horas atrás

Homem vai à escola e ameaça mãe e filha com facão na Serra

Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…

10 horas atrás