A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Abrahão Gomes de Araújo, em Barcelona, promoveu uma série de eventos para conscientizar os alunos sobre o Setembro Verde, mês que marca a inclusão social de pessoas com deficiência.
De acordo com a pedagoga do local, Graziela Saraiva, durante o mês de setembro a escola buscou de diferentes formas, como palestras e bate papos, informar os alunos. “Enfatizamos a importância da conscientização de pessoas com deficiência”.
Celebrado neste sábado (21), o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, marca sobretudo a importância da inclusão social. No dia 10, a escola celebrou o dia D, onde os funcionários usaram roupa verde, indicando a abertura do evento em parceria com a equipe da educação especial da escola Mestre Álvaro para realizar algumas apresentações de conscientização das deficiências.
Dentre a equipe, a pedagoga destaca: o professor bilingue Valdeir Cardoso dos Santos, professora com Deficiência Intelectual Vanisa Menezes, Intérprete de Libras Luciana Rodrigues, Professor de Libras (Surdo) Thiago Lima Milanezi e o aluno Ruan Nascimento de Oliveira que também é surdo.
No dia 13, a EMEF recebeu o médico psiquiatra Rafael Mazzine para dialogar com as famílias dos alunos especiais sobre o tema Educação Especial Inclusiva: Escola e Família.
Já na última quarta-feira (18), foi o dia do bate papo entre o psicólogo Pablo Teixeira e os professores regentes. Dentre os temas debatidos estavam o auxílio, a orientação de anseios e os desafios do quotidiano escolar.