Clarice Potronieri
Jardim Limoeiro, na Serra, é um dos bairros da Grande Vitória e, consequentemente, do Espírito Santo que concentra maior número de lojas de autopeças e oficinas mecânicas para veículos. São cerca de três mil estabelecimentos, entre lojas de peças, reparos e vendas de veículos, desde motocicletas até caminhões.
Segundo Gilmar Almeida Nogueira, um dos organizadores da Associação Comercial do bairro, que está em fase de registro, o local recebe mais de 2 mil clientes/dia e o fluxo de negócios gira em torno de um milhão de reais/dia.
“A Associação Comercial, que está em formação, pretende reunir e organizar melhor esses dados. Garanto que é um dos maiores polos comerciais da América Latina no setor. Além da área de automotivos, o bairro também possui serviços para atender a indústrias”, afirma.
Ele diz que só em uma loja de parafusos para automotivos e indústrias, cerca de mil clientes passam por dia, gerando um fluxo de caixa de R$ 200mil diários. O local atende a consumidores de toda a Grande Vitória e também de município do interior.
“A vantagem é que você tem reunidas várias lojas no mesmo local, facilitando a pesquisa de preços e mesmo a busca pelo produto procurado”, pontua Gilmar.
O presidente do Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Espírito Santo (Sindirepa), Eduardo Dalamura do Carmo, confirma a importância do bairro no setor de automotivos.
“É uma região referência no setor e está entre as maiores do estado, especialmente com relação a veículos leves, como carros e motos”, destaca Dalamura.