Percebeu seu gato mancando? Possivelmente ele está incomodado e sentindo dor. Existem várias etiologia para a claudicação, dentre elas óssea, articular, neurológica ou até vascular.
O tutor deve sempre se atentar para qualquer mudança na rotina de claudicação do seu gato, isso inclui também inchaço nos membros, e até mesmo ele não querer andar, para poupar os membros.
Algumas causas de claudicação:
- Feridas em membros (observar bem os coxins, entre os dedos e também o membro como um todo.
- Picada de animais (cobras, lacraias, aranhas, abelhas, escorpiões). Dependendo do animal que picou, além de vermelhidão e inchaço no local, eles podem apresentar clínica que pode cursar com uma emergência. Assim, o gato pode ter dificuldade de respirar, salivação, sangramento das narinas, entre outros problemas.
- Unhas compridas: as cunhas podem crescer muito e entrar nos coxins causando uma dor imensa.
+ Anorexia em felinos! Entenda melhor esta condição!
- Traumas e fraturas.
- Artrite / Artrose. Problemas articulares são comuns em gatos idosos, mas nada impede que gatos mais jovens também os tenha. Nessa situação os animais demonstram outros sinais clínicos como: evitam pular de locais mais altos, de camas, onde normalmente subiam; caminham com mais lentidão, poupando nitidamente os membros; podem se tornar mais agressivos, principalmente quando tocamos o local que está doendo; diminuem o grooming porque muitas vezes a posição de se curvar se torna mais dolorosa; e começam a lamber um mesmo local (sinal de que ele está sentindo dor naquele membro).
Em qualquer caso, e qualquer idade do gato, um veterinário deverá ser consultado para conduzir o caso e aliviar a dor do seu pet.