Por Ayanne Karoline
A estudante de pedagogia Sônia Batista de Araújo está, há cerca de um mês, envolvida com a reforma de sua casa. Ela confessa que precisa comprar móveis novos, mas aguarda com ansiedade a esperada Black Friday, que acontece nesta sexta-feira (28) para achar um preço abaixo do normal.
“ Estou esperando para ver se compro com preços bem melhores. Se as vantagens estiverem boas, vou adiantar algumas compras de Natal”, afirma.
Casos como o de Sônia são comuns nesta época do ano. A Black Friday, criada nos Estados Unidos como um dia de descontos, acontece no Brasil desde 2010 e pretende movimentar o comércio. Na Serra, várias lojas estarão envolvidas no evento.
Uma delas é Eletrocity, loja de eletrônicos e outros produtos. De acordo com o gerente da loja de Laranjeiras, Davi Laudelino, os descontos serão de valores diversos e para produtos variados. Para mostrar diferencial, ele afirma que a preparação que antecede o evento é essencial. “Estamos motivando a equipe para atender bem a demanda. Além disso, vamos ambientar a loja e sinalizar bem os produtos em promoção”, explica.
As lojas de bairro também estão aproveitando a oportunidade para alavancar as vendas. É o caso da Donna Florlinda, que vende roupas e artigos femininos e fica em Nova Almeida. A proprietária, Karmen Lúcia Rangel, conta que o mês de novembro não foi bom para o comércio e Black Friday foi uma solução para começar dezembro bem. “Estamos oferecendo descontos desde o início da semana, que variam de 20 a 50% em toda a loja. Além disso, divulgamos com frequência a campanha”, conta.
Para o diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas da Serra (CDL Serra), Samuel Valle, a Black Friday representa grande oportunidade de vendas para os comerciantes, mas principalmente para clientes. “É um projeto bom, porque concentra descontos relevantes em produtos importantes, ou seja, de valor agregado alto”, afirma.
Consumidor deve ficar atento com seus direitos
Mas antes de sair gastando, é preciso estar atento às falsas vantagens. O Procon-ES recomenda que o consumidor verifique os preços cobrados antes do dia marcado do evento, por exemplo. Outra dica é verificar qual produto está mesmo participando da promoção. Todos os itens precisam estar claramente identificados e destacados.
O diretor-presidente do Procon Estadual, Ademir Cardoso, alerta que o consumidor não deve se deixar atrair pelas promoções e comprar por impulso para não se arrepender depois. “ É preciso analisar a real necessidade do produto e a sua situação financeira para não acumular dívidas”, diz.
O consumidor deve denunciar abusos, como descumprimento à oferta, publicidade enganosa (promoção com preços iguais aos praticados dias antes da Black Friday), mudança de preço no momento da finalização da compra e falta de informações claras sobre a empresa e o produto.
As reclamações podem ser registradas no site www.consumidor.gov.br, pelo atendimento eletrônico no site www.procon.es.gov.br ou pessoalmente na sede do Procon Estadual.