Clarice Poltronieri
O anúncio da construção de um shopping em Manguinhos às margens da ES010 vem provocando polêmica e dividindo a opinião dos moradores do bucólico balneário serrano. A intenção do investidor é inaugurar o empreendimento em 2020, com 37 lojas incluindo academia, centro de eventos, supermercado, praça de alimentação e 30 salas comerciais.
O local proposto para a construção é uma área de 8 mil m² na esquina da ES010 com a Alameda São Nicolau (antiga instalação do Restaurante Chico Bento), próximo ao radar e a uma das entradas do bairro. O debate movimentou as redes sociais na última semana.
“Essa proposta só vem a fortalecer e fomentar ainda mais a comunidade. Toda obra com certa envergadura como essa, tende a gerar contratempo, mas com a participação da comunidade se resolve. Manguinhos pode continuar belo e rústico, sem deixar de ser moderno e atual”, opina a moradora Ederlane Rodrigues Cruz.
Já o morador Guilherme Lima, é contra. “Manguinhos não suporta a quantidade de pessoas que este shopping irá atrair, pois tem mobilidade urbana precária, meio ambiente frágil. Temos é que fomentar a economia criativa, defender a despoluição dos três rios que desembocam no mar”, argumenta.
“Me manifestei contra o empreendimento da forma que ele foi originalmente apresentado na 1a reunião com a comunidade. Mas todos temos que ver do que se trata, analisar prós e contras”, pondera a também moradora Edmara Lúcia.
O responsável pelo shopping é o proprietário da Quadra Arquitetura e Urbanismo, Alexandre de Oliveira Jeveaux. O empreendimento tem a parceria de sua empresa com a Lares Incorporadora. Mas o projeto ainda não foi apresentado à prefeitura, o que deve ocorrer em agosto.
“Antes disso, queremos que a comunidade conheça e proponha melhorias. Podemos adaptar a proposta conforme as necessidades deles (moradores)”, admite Alexandre, que disse ter feito duas reuniões com a comunidade onde foram sugeridas mudanças no projeto inicial.
Empresa promete nova reunião
Alexandre explica que após as reuniões duas alterações já foram feitas. “A entrada, que inicialmente seria pelo bairro, será pela rodovia ES-010, e o estacionamento passou de 220 para 350 vagas”, conta.
Da Lares Incorporadora, Donaldo Fontes, estima mais de 100 empregos após a inauguração do shopping, cujo investimento é de cerca de R$ 20 milhões.
Para dar sequência ao projeto, a incorporação ouvirá novamente os moradores no dia 30, às 16h no Centro Cultural de Manguinhos. Se houver consenso, o projeto será apresentado à prefeitura para serem iniciados os Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e de Impacto Ambiental (EIA).
Saulinho é presidente da Câmara da Serra e já adiantou que corpo técnico sugeriu eliminar fiação exposta contra poluição visual.…
O Governo do Estado oferta novo concurso público com 600 vagas de nível médio e salários de R$ 4.717. Crédito:…
Além do Balaio, o palco contará com a presença dos capixabas do Forró Bemtivi, do DJ André Barros e do…
A nova Orla de Jacaraípe deve ser entregue no verão. A praia da Serra terá mirante, parques e academias. Crédito:…
Os Raimundos prometem agitar o público com clássicos como “Mulher de Fases”, “A Mais Pedida” e “Reggae do Maneiro”, além…