Categories: Arquivo

Shopping causa discórdia em Manguinhos

A previsão é que o shopping fique pronto em 2020. O empreendimento deve ser instalado num terreno (destaque) ao lado do radar da ES 010. Foto: Arte Joatan Alves

Clarice Poltronieri

O anúncio da construção de um shopping em Manguinhos às margens da ES010 vem provocando polêmica e dividindo a opinião dos moradores do bucólico balneário serrano. A intenção do investidor é inaugurar o empreendimento em 2020, com 37 lojas incluindo academia, centro de eventos, supermercado, praça de alimentação e 30 salas comerciais.

O local proposto para a construção é uma área de 8 mil m² na esquina da ES010 com a Alameda São Nicolau (antiga instalação do Restaurante Chico Bento), próximo ao radar e a uma das entradas do bairro. O debate movimentou as redes sociais na última semana.

“Essa proposta só vem a fortalecer e fomentar ainda mais a comunidade. Toda obra com certa envergadura como essa, tende a gerar contratempo, mas com a participação da comunidade se resolve. Manguinhos pode continuar belo e rústico, sem deixar de ser moderno e atual”, opina a moradora Ederlane Rodrigues Cruz.

Já o morador Guilherme Lima, é contra. “Manguinhos não suporta a quantidade de pessoas que este shopping irá atrair, pois tem mobilidade urbana precária, meio ambiente frágil. Temos é que fomentar a economia criativa, defender a despoluição dos três rios que desembocam no mar”, argumenta.
“Me manifestei contra o empreendimento da forma que ele foi originalmente apresentado na 1a reunião com a comunidade. Mas todos temos que ver do que se trata, analisar prós e contras”, pondera a também moradora Edmara Lúcia.

O responsável pelo shopping é o proprietário da Quadra Arquitetura e Urbanismo, Alexandre de Oliveira Jeveaux. O empreendimento tem a parceria de sua empresa com a Lares Incorporadora. Mas o projeto ainda não foi apresentado à prefeitura, o que deve ocorrer em agosto.

“Antes disso, queremos que a comunidade conheça e proponha melhorias. Podemos adaptar a proposta conforme as necessidades deles (moradores)”, admite Alexandre, que disse ter feito duas reuniões com a comunidade onde foram sugeridas mudanças no projeto inicial.

Empresa promete nova reunião

Alexandre explica que após as reuniões duas alterações já foram feitas. “A entrada, que inicialmente seria pelo bairro, será pela rodovia ES-010, e o estacionamento passou de 220 para 350 vagas”, conta.

Da Lares Incorporadora, Donaldo Fontes, estima mais de 100 empregos após a inauguração do shopping, cujo investimento é de cerca de R$ 20 milhões.

Para dar sequência ao projeto, a incorporação ouvirá novamente os moradores no dia 30, às 16h no Centro Cultural de Manguinhos. Se houver consenso, o projeto será apresentado à prefeitura para serem iniciados os Estudos de Impacto de Vizinhança (EIV) e de Impacto Ambiental (EIA).

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Eleições 2024: Após decisão do TRE, candidatos da Serra ficam fora da propaganda na TV

Apesar dos seus mais de 200 mil eleitores e da possibilidade de segundo turno, a Serra continua fora da propaganda…

7 horas atrás

Violência no trânsito da Serra registra redução de 20% no primeiro semestre de 2024

O número de acidentes com vítimas fatais continua em queda na Serra. Mesmo a cidade figurando em primeiro lugar como…

10 horas atrás

“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single "Os Ratos São…

12 horas atrás

Anizio expõe a fragilidade da vida e das relações em seu 1º EP que lançado nesta terça

A fragilidade da vida e das relações amorosas serviram de inspiração para as canções de “Efêmero”, 1º EP do cantor…

12 horas atrás