Serra, 26 de Maio de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 12 de Janeiro de 2018 às 8:18

Show e aposta de Paulo


Yuri Scardini 

Um dia após anunciar publicamente que pode ser candidato a presidente da República na eleição desse ano, o presidente da Câmara Federal, Rodrigo Maia (DEM) veio ao Espírito Santo, a encontro do governador Paulo Hartung (PMDB). Oficialmente a agenda seria para prestigiar liberação de recursos para a Educação e Saneamento Básico. Junto com Maia veio o prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto (DEM), num sinal claro da agenda política do encontro.

Estiveram por aqui também os ministros da Educação Mendonça Filho (DEM) e o de Cidades, Alexandre Baldy. A princípio, entende-se que a agenda de Maia já faz parte de um movimento nacional que vem buscando apoio de lideranças políticas para seu projeto. E Hartung, ao que tudo indica, parece fazer parte dele. O evento foi marcado por uma chuva de elogios mútuos entre Maia, Hartung e ACM Neto, em sinais mais do que claros de alinhamento político.

Hartung está mesmo buscando espaço em grupos políticos de envergadura nacional visando à eleição. E Maia é a porta de entrada para isso. Não é fortuito todo esse show político. Mas qual seria a participação de Hartung nesse grupo? E o que ele poderia oferecer para engordar o time capitaneado pelo DEM? Difícil dizer, mas Hartung vem tentando construir uma imagem de gestor exemplar a nível nacional, e aposta nas mídias tradicionais para isso. O impacto disso ainda parece desconhecido, mas para a massa brasileira, não há dúvida que o governador capixaba não se passa de um desconhecido.

De todo modo, alguns apostam que a República está tão confusa, que Hartung poderia paradoxalmente se vender como um “outsider” para o Brasil, e vindo de um Estado tido como fiscalmente organizado, em meio à quebradeira geral, ser a referência econômica que o grupo do DEM precisaria para embasar um discurso ligado a superação da crise.

No fundo Hartung pode estar apostando naquelas derrotas que sai ganhando. Ao se aliar à Maia, Hartung entra num time que tem potencial a nível nacional. Sendo um vice numa chapa ou até mesmo candidato a senador pelo grupo, Hartung pode ter espaço nacional num possível negociação de segundo turno, como um ministro por exemplo. Mas este é um campo nebuloso, nem se sabe se o ex-presidente Lula será candidato. Verdade é que Hartung só tem a ganhar se aliando à Maia, que sem dúvida nenhuma estará sentado à mesa de negociações nacionais.

A vida real de Hartung

De todo caso, ainda é complicado pensar num capixaba sendo vice de alguém nessa eleição. Representando cerca de 2.7 milhões de eleitores, é inexpressivo a nível nacional e está longe de ser um centro econômico de envergadura. Só a título de comparação, o PIB de São Paulo é cerca de 17 vezes maior do que do ES e a soma do eleitorado de algumas zonas eleitorais da cidade de São Paulo, já ultrapassa todo o estado do ES. Isso só são dados básicos, aprofundando na análise em comparação até com outros estados, como Rio Grande do Sul, Paraná ou Bahia, é um banho de água fria. Uma eleição nacional é muito mais aprofundada do que discursos e notinhas em jornais de cunho nacional.

Muitos apostam que o projeto de Hartung pode ser para o Senado, sob as asas do grupão de Maia. Entre as razões estaria saúde que vem mostrando certo cansaço. Pessoas próximas ao governador dizem que em seu seio familiar, existe uma pressão para Hartung deixar a função de governador, pelo grande esforço empregado e agendas abarrotadas. Mas não há qualquer confirmação sobre isso. Uma coisa é certa, Hartung simplesmente bagunçou o quadro eleitoral capixaba e ninguém vai dar um passo adiante até o governador decidir seu futuro político.




O que você acha ?

Você é a favor do protesto dos caminhoneiros?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por