Um dos projetos de reaproveitamento de resíduos da ArcelorMittal Tubarão acaba de virar tema de livro. Intitulada “Programa Novos Caminhos – Mobilidade com Sustentabilidade”, a obra aborda histórias de pessoas, comunidades e populações que foram transformadas a partir da garantia do direito de ir e vir, proporcionada pela iniciativa.
O Novos Caminhos, iniciado em 2006, é um Programa de Cooperação Socioambiental entre a ArcelorMittal Tubarão e o Poder Público, e prevê a utilização dos coprodutos Revsol e Revsol Plus, oriundos do processo de produção do aço, como revestimento primário em vias rurais e urbanas com o objetivo de melhorar as condições de tráfego nesses locais.
Desde que foi criado, o Programa já doou mais de 1,2 milhão toneladas do coproduto, beneficiando 16 prefeituras, sendo utilizado em mais de 500 km de vias asfaltadas e mais de 1.300 ruas e estradas. A partir dele, tem sido possível mostrar que um coproduto, quando trabalhado de maneira responsável, evita o descarte no meio ambiente e pode beneficiar dezenas de comunidades com melhorias em sua infraestrutura.
O lançamento
O livro “Programa Novos Caminhos – Mobilidade com Sustentabilidade” será lançado na quarta-feira – dia 25, a partir das 14 horas, no Centro de Educação Ambiental (CEAM) da ArcelorMittal Tubarão, na Serra.
Além do lançamento, a solenidade contará com um painel sobre “Mobilidade com Sustentabilidade”. O secretário Estadual da Agricultura, Otaciano Neto, será o mediador do debate, que terá ainda participação do prefeito de Jaguaré, Rogério Feitani, e do secretário de Infraestrutura de Cariacica, José Felício Scárdua. Ambos os municípios estão entre os beneficiados pelo Programa.