Meio Ambiente

Siderúrgica lança nuvem de pó preto em bairro da Grande Vitória

Nuvem de pó preto lançado pela Simec, perto da divisa entre Cariacica e Vila Velha. Foto: Divulgação/Internauta

Uma nuvem de pó preto da Simec (ex- ArcelorMittal Cariacica, Belgo Mineira, Duferco e Cofavi) atingiu bairros vizinhos mais antiga siderúrgica do ES em atividade na manhã da última quarta-feira (17).

Um morador do bairro Bela Aurora, onde fica a empresa, fez o registro da situação. A nuvem de poeira foi tão densa que quase fez desaparecer o galpão onde fica a aciaria dois da siderúrgica, localizada em Cariacica, próxima à divisa com Vila Velha, às margens do rio Marinho.

O TEMPO NOVO pediu uma explicação da empresa sobre o fato. A assessoria de imprensa da Simec confirmou o lançamento, mas ficou de passar uma explicação mais detalhada do porque e das medidas para evitar que isso volte a ocorrer. Se divulgar esse explicação, publicaremos aqui.

Responsável pela licença ambiental da Simec e pelo monitoramento da qualidade do ar da Grande Vitória, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) enviou nota a reportagem, informando que está “averiguando a situação ocorrida na empresa, para então avaliar as possíveis aplicações de penalidades, visto que a empresa possui condicionantes ambientais para cumprir em situações como esta, e ainda solicitar medidas para previnir eventual reincidência”.

O a nota diz ainda que não há estação de monitoramento do ar operado pelo Iema no entorno da empresa, em Cariacica só há uma na região da Ceasa. O Instituto disse que está realizando o planejamento para avaliar as estações atuais e verificar a necessidade de ampliações ou alteração de pontos de monitoramento.

Crise na saúde respiratória

Em circunstância normal, o lançamento excessivo de pó preto já seria preocupante. Mas fica ainda mais grave com o fato da saúde respiratória da população estar sob a ameaça da covid-19, cuja pandemia sofre escalada no país neste momento.

Implantada na década de 1940 com o nome de Companhia Ferro e Aço de Vitória (Cofavi) para fazer aço com o minério trazido pela Vale de Minas Gerais, a atual Simec produz aços longos como barras e perfis reciclando sucata. O empreendimento tem histórico poluir o ar da região com pó siderúrgico.

Quem mora no entorno da empresa afirma que o ar é muito sujo ali, percebendo o problema nas casas, objetos e também na ocorrência de problemas respiratórios. Afirma também que episódios como o de ontem já ocorreram outras vezes, inclusive à noite.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Incrível Cervejaria agita Bicanga com programação especial de fim de ano

A Incrível Cervejaria promoverá shows, happy hours com chopps e promoções exclusivas. Crédito: Divulgação A Incrível Cervejaria Artesanal, em Bicanga,…

1 dia atrás

Mortes no trânsito da Serra aumentam e cidade lidera ranking estadual

A Serra segue como a cidade com o maior número de mortes no trânsito no estado, somando 61 óbitos nos…

1 dia atrás

Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26)

A Serra vai se tornar a capital do Espírito Santo nesta quinta-feira (26). Crédito: Divulgação A Serra, maior cidade do…

1 dia atrás

Festa de São Benedito continua na Serra com puxada e fincada do mastro

A puxada e a fincada do mastro de São Benedito chega este ano a 179 anos de fé e tradição…

1 dia atrás

Equipe de transição de Weverson entrega relatório e destaca organização financeira da Serra

Nesta segunda-feira (23), a equipe de transição de mandato do prefeito eleito Weverson Meireles (PDT) concluiu o relatório final, formalizando…

2 dias atrás

Defesa Civil emite alerta de chuvas intensas no ES e assusta moradores; entenda o aviso

Alerta da Defesa Civil para risco de chuvas intensas foram enviadas para milhares de celulares e smartphones. Crédito: Divulgação A Defesa…

2 dias atrás