A Serra está enfrentando um sério problema de saúde pública relacionado à sífilis. De acordo com os dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde, o número de casos de sífilis adquirida, gestantes infectadas e casos congênitos tem aumentado significativamente em comparação com o mesmo período do ano anterior.
No período de janeiro a maio deste ano, a cidade registrou um total de 514 casos de sífilis adquirida, em comparação com 456 casos no mesmo período de 2022, ou seja, um alarmante aumento de 12,7%.
Conforme apuração do Jornal Tempo Novo, o número de gestantes infectadas também apresentou um aumento significativo. Em 2023, foram registradas 249 gestantes com sífilis, em comparação com 179 em 2022. A diferença é 39,7%.
Outro dado preocupante é o aumento de casos congênitos, ou seja, bebês que nascem com sífilis devido à transmissão vertical da doença. Nos cinco primeiros meses de 2023, a Serra registrou 83 casos congênitos, em comparação com apenas 27 casos no mesmo período de 2022. Esse aumento de 207,4% é alarmante, pois evidencia a vulnerabilidade das crianças.
A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível causada pela bactéria Treponema pallidum. Ela pode ser transmitida por meio de relações sexuais desprotegidas, transfusões de sangue contaminado ou de mãe para filho durante a gravidez. Se não tratada adequadamente, a sífilis pode levar a complicações graves para a saúde, incluindo danos ao sistema nervoso, coração, cérebro e outros órgãos.
A sífilis apresenta diferentes estágios e os sintomas podem variar de acordo com cada estágio. Aqui estão os principais sintomas de cada fase:
A prevenção da sífilis envolve a adoção de medidas para evitar a transmissão da doença. Aqui estão algumas formas de prevenção:
É importante destacar que a sífilis é uma doença tratável com antibióticos adequados. Portanto, ao apresentar sintomas suspeitos ou acreditar estar em risco, é fundamental procurar um profissional de saúde para realizar testes e receber o tratamento adequado.
A forrozeira será no Desvio Music Bar, em Bicanga, na Serra, e no palco o som fica por conta da…
Fabio Duarte é autor da iniciativa. Foto: Divulgação A Assembleia Legislativa do Espírito Santo aprovou o Projeto de Lei nº…
Além dos artistas que já colocaram o Vital na agenda, como Bell Marques, Durval Lelys, Xanddy Harmonia, Timbalada e Tomate,…
Rômulo Tertúlia, promove o tributo a Bob Marley em dois finais de semana, em Jacaraípe e Bicanga, e promete reunir…
Durante mais de 20 dias, o Forrofiá se apresentou em países como Portugal, Inglaterra, Alemanha, Itália e França. Crédito: Divulgação…
Liniker e Ney Matogrosso são atrações confirmadas do Festival TendaLab, em Vitória. Crédito: Divulgação A capital capixaba vai receber um…