O Sindicato dos Ferroviários (Sindfer ES/MG) cobrou da Vale a retomada imediata das negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) Regional. A solicitação foi formalizada por meio de ofício enviado nesta terça-feira (8) pelo presidente do sindicato, Wagner Xavier.
A última rodada de negociação aconteceu no último dia 12 de março, ou seja, há quase 1 mês e, de lá para cá, não houve nenhum avanço na proposta por parte da Vale.
“Estão tentando empurrar as negociações com a barriga, fugindo das discussões e querendo vencer os trabalhadores e trabalhadoras pelo cansaço, na tentativa de retirar direitos e benefícios da categoria”, afirmou o sindicalista.
Mas, com clareza e firmeza, Wagner Xavier alertou: “o Sindfer não aceitará medidas que prejudiquem os ferroviários, como redução no tempo de refeição, prontidão para os maquinistas ou qualquer tentativa de diminuir a renda dos que atuam em regime de turno de 11 horas. Se insistirem nessa linha, teremos disposição redobrada para ir à luta e agir no campo político e jurídico, realizando mobilizações nas portarias da empresa em defesa da classe trabalhadora”, afirmou Wagner ao TN.
O presidente do Sindfer também reforçou que o Sindicato busca uma negociação construtiva e propositiva, capaz de atender às reais demandas dos trabalhadores e trabalhadoras. Para o dirigente sindical, a união da classe é fundamental para garantir um acordo coletivo justo e digno.