Nota de Repúdio do SERMUS (Sindicato dos Servidores da Serra)
O SERMUS, manifesta repúdio a decisão arbitrária, unilateral de reabertura das Escolas de Educação Infantil e primeiros anos de Ensino Fundamental I na Serra. Vivemos o ano de 2020, com diversos debates, diálogos e manifestações com estudos técnicos e pedagógicos sempre respeitando a decisão da saúde, mapa de risco e índice de transmissão (RT). Por meio das nossas representações tanto no Conselho Municipal de Educação da Serra bem como no GT da Educação, observamos os estudos e dados da Fiocruz, debatemos com as famílias, profissionais da educação e profissionais da saúde e atuamos na construção de documentos no sentido de pensar a educação em tempos de pandemia.
Assim, repudiamos a decisão do Secretário de Educação, Alessandro Bermudes Gomes, que por meio do Comunicado 004/ 2021, estabelece o retorno presencial dos anos iniciais e assustadoramente das Crianças dos grupos 4 e 5 da Educação Infantil.
Destacamos que nossas crianças e os (as) professores (as) e demais profissionais da Educação têm o direito à vida e à saúde. Sequer o grupo dos profissionais dos 50 aos 59 anos, receberam a primeira dose da vacina. Cabe ao prefeito garantir condições sanitárias para um retorno seguro. Reabrir escolas com risco alto de transmissão principalmente onde o Secretário estadual Nézio Fernandes anuncia na imprensa que a variante P1 já está em contágio comunitário, isso demonstra uma grande irresponsabilidade e não compreensão da função social da escola.
Mas, infelizmente é nítido que o prefeito não se importa com os profissionais que atuam nas escolas e com nossos educandos.
Serra/ES, 11 de maio de 2021.
OSWALDINO LUIZ MARINHO
Presidente do SERMUS