O Sindicato dos Bancários divulgou na quinta-feira, 19, nota pública reivindicando aos bancos que fechem as agências neste período de pandemia pelo coronavírus. A nota, que será veiculada em rádios e TVs, alerta que o “isolamento social é medida indicada pela Organização Mundial de Saúde para conter a propagação do vírus e deve ser seguida a fim de proteger bancários e clientes”. Conforme é explicado no texto, “a estrutura [física e de segurança] das agências não propicia a ventilação adequada nessa situação de pandemia”.
“É responsabilidade dos bancos garantir condições de saúde de bancários e clientes, devendo adotar, além do fechamento das agências, outras medidas como disponibilização de álcool gel e higienização do autoatendimento”, diz a nota.
O Sindicato, que está participando das negociações emergenciais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), “buscando proteger a saúde e o emprego dos bancários, assim como evitar o adoecimento dos clientes”, diz que são necessárias garantias por parte dos bancos como “flexibilização para pagamento de contas, redução de juros, não demissão de bancários e não cobrança de metas”. Para a entidade, a cobrança de metas de venda de produtos, principalmente neste momento de pandemia, é algo absurdo, pois força o bancário a se expor no contato com a clientela.