O Sindicato dos Servidores do Município da Serra (Sermus) fez um pedido para a Prefeitura da Serra reforçando a inclusão dos profissionais que compõem e estão vinculados a Secretaria de Educação como grupo prioritário na vacinação da Covid-19. (Confira no final da matéria o pedido do Sindicato).
O pedido protocolado pelo órgão na manhã desta segunda-feira (5) pede que sejam vacinados com prioridade os diretores escolares, secretários escolares, auxiliares de secretaria, coordenadores, pedagogos e professores. “Uma vez que são a linha de frente, em contato com inúmeros alunos e pais deste município, tendo em vista que é necessário que estes estejam imunizados quando houver o retorno das aulas”, diz Oswaldino Luiz Marinho, presidente do Sermus.
“Também é necessário entender que os serviços prestados por toda a administração são essenciais, não podendo ser paralisados, sendo necessário que todos os servidores sejam igualmente vacinados, preservando a continuidade do serviço público, bem como a saúde de todos os trabalhadores. Requeremos a inclusão dos profissionais que compõem e estão vinculados a Secretaria de Educação desta administração, no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19, bem como também os demais servidores desta administração”, reitera Oswaldino.
Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19 do Governo do Estado que contém os números da pandemia no Espírito Santo, na Serra, 55.183 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19 e 18.472 receberam a segunda dose do imunizante.
A Serra também já registra, no total, 48.192 pessoas que foram infectadas pelo vírus, 901 mortes e 45.793 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, existem outros 38.422 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.
Vale lembrar que o Governo Federal incluiu os profissionais da Educação na lista do grupo prioritário da vacinação. Confira as prioridades da vacinação contra a Covid-19 no Brasil.
De acordo com o governo federal, essa lista somaria mais de 77 milhões de brasileiros. O ministério recomenda que estados e municípios sigam a ordem da lista abaixo. No entanto, restam indefinições sobre datas das aplicações e, em alguns grupos, sobre como ir buscar suas doses. Também não se sabe se haverá prioridade entre os grupos prioritários.
O Ministério da Saúde afirma que, segundo o Plano Nacional de Imunizações (PNI), municípios e estados têm autonomia para montar seu próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com características de sua população, demandas específicas de cada região e doses disponibilizadas.
Confira os grupos prioritários:
Confira o pedido do Sermus ⬇️
Foto: Divulgação Salão Aline Bianca A empresária Aline Bianca passou mal e acabou morrendo após desfilar como musa da escola…
O acidente com o ônibus do Transcol deixou feridos e mobilizou helicóptero para o resgate das vítimas. Crédito: Divulgação Um…
O acidente aconteceu na Avenida Norte Sul, na Serra. A motociclista perdeu o controle e foi atropelada por um ônibus…
O caso aconteceu em uma distribuidora de bebidas na Serra/ Divulgação Semma Na noite de quinta-feira (20), a equipe de…
Jogador de 16 anos foi bicampeão capixaba de basquete em duas categorias. Fã de Kobe Bryant e SGA, atleta é…
Um homem foi à Escola Municipal de Ensino Fundamental Jonas Faria, localizada em Nova Carapina I, na Serra, e ameaçou…