Quatro milhões e 487 mil. Esse é o número de acessos simultâneos que o site da Prefeitura da Serra para agendamento de vacinação contra Covid-19 recebeu às 18 horas desta quarta-feira (23) – momento exato onde cerca de 10 mil vagas foram abertas para a imunização. A informação foi divulgada pelo próprio Município na tarde desta quinta-feira (24) e o número de visitas em um único momento é maior do que a própria população do Espírito Santo – 4.064.052, segundo o IBGE.
De acordo com a prefeitura, o site bateu recorde de acessos ontem e esse foi um dos principais motivos para ter apresentando instabilidade em seu funcionamento, mas isso não impediu que os moradores conseguissem garantir suas doses.
Em nota enviada ao TEMPO NOVO, a Prefeitura garantiu que realiza melhorias contínuas no portal para fazer com o sistema seja dinâmico. Afirmou ainda que recentemente dobrou a capacidade dos servidores de processamento dos dados da Prefeitura. Antes desta quarta-feira, o recorde de acessos era quase 2 milhões de visitas simultâneas, sendo assim, o número mais do que dobrou.
Além da procura pela vacina que protege contra casos graves da Covid-19, outro fator também deve ser considerado para explicar a quantidade gigantesca de acessos num único momento. Nesta semana, a Serra ampliou a faixa etária para vacinação, caindo para 40 anos a idade mínima no agendamento de ontem e já anunciou que vai liberar a imunização para maiores de 35 no domingo (27).
Ainda em nota, a Prefeitura pediu que os moradores não façam mutirão de agendamento. “Para que o agendamento flua melhor, evitando a instabilidade do sistema, é recomendado não fazer mutirão. O melhor caminho é cada um tentar por si garantir seu agendamento. A prefeitura realiza melhorias contínuas no portal para fazer com que o sistema seja dinâmico. Recentemente, dobramos a capacidade dos servidores de processamento dos dados da prefeitura”, afirma o texto.
Nesta quarta, a secretaria de Saúde disponibilizou 10.350 doses, que serão distribuídas entre pessoas com idades a partir de 40 anos, sem comorbidades, trabalhador da Saúde (Fiocruz/AstraZeneca-D2), idoso acima de 60 anos (Fiocruz/AstraZeneca-D2),gestante e puérpera, profissional da Educação, pessoas com comorbidades com idade entre 18 e 59 anos, pessoas com deficiência (cadastradas ou não no Programa de Benefício de Prestação Continuada – BPC) e para quem tomou a primeira dose da AstraZeneca há pelo menos 10 semanas, ou 70 dias.
Novo agendamento
Nesta sexta (25), também às 18 horas, serão abertas novas vagas de vacinas contra a Covid-19, sem alteração no público-alvo. Agora, no domingo (27), às 14 horas, será o momento das pessoas com idades acima de 35 anos entrarem no grupo.