Situação grave na Saúde de Audifax | Portal Tempo Novo

Serra, 19 de novembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Mestre Álvaro

por Eci Scardini

Serra, 26 de Janeiro de 2018 às 8:47

Situação grave na Saúde de Audifax


Por Yuri Scardini

A área da Saúde da Serra é das mais sensíveis entre as cidades do ES, já que é o munícipio mais populoso e com abismos sociais. Para se ter uma ideia, estamos falando de um montante anual de R$ 260 milhões. 

Além de todo esse desafio, o prefeito Audifax Barcelos (Rede) terá que administrar outro problema: um racha na área da Saúde, onde dois grupos,  veladamente, vêm promovendo uma disputa de poder interno, antes na sutileza dos bastidores, mas que começa a se desenrodilhar para fora. A radicalização dos ânimos pode atingir exatamente o elo mais frágil e alheio a tudo isso: a população.

De um lado, uma das pessoas da “cozinha”, do grupo orgânico de Audifax. Trata-se da subsecretária Cristiane Stem. No polo oposto, está o recém-chegado, Benício Santos, visto como indicação do empresário e médico, Remegildo Gava, amigo pessoal do prefeito.  

As desavenças parecem seguir num crescente. Há relatos sobre graves boicotes mútuos e uma guerra silenciosa de influência envolvendo exonerações e contratações de pessoal.

Além do restrito grupo do prefeito, Cristiane cultiva muito apreço no meio político, e tem forte poder decisão interna, respaldado pelo próprio Audifax. Já Benício, parece ser uma pessoa que contrai ódios e amores. Visto como muito técnico, promoveu mudanças internas que incomodaram muita gente, incluindo um controle sistemático do gasto com pessoal. Para quem defende Benício, exaltam-se as qualidades de gestor, quem não gosta, o aponta como tecnocrata, linha dura e desconectado com a natureza política do serviço público.

No tocante, parece se tratar de mais uma guerra de poder, mas numa pasta plenamente fundamental, que por si só, já é bastante conflituosa. E a conclusão é que apenas o prefeito poderá resolver esse impasse. Só não pode deixar a situação inchar ao ponto disso beirar o irracional, coisa que alguns servidores já dizem ocorrer.

 

 




O que você acha ?

Você acredita no sucesso do governo Bolsonaro?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por